A divertida aventura no Palácio Pimenta

No dia 13 de fevereiro fomos visitar o Palácio Pimenta, um dos cinco edifícios que pertencem ao Museu de Lisboa. 
Saímos cedo do Colégio e fomos diretamente para o autocarro. Passado algum tempo chegámos ao local. Entrámos no Palácio e fomos lanchar. Fomos muito bem recebidos por duas senhoras gentis: a Maria João e a Ana Margarida (que, curiosamente, era tia da nossa professora Inês). Íamos começar a atividade “Pimenta Doce”.
Começámos a atividade na cozinha do Palácio e disseram-nos que aquele lugar era como se fosse um “laboratório” onde se faziam experiências com os alimentos. Foi lá que preparámos alguns ingredientes para o doce de laranja amarga que iríamos provar. A receita era: sumo de laranja, 1 kg de açúcar, 1 pau de canela, 4 cravinhos da Índia, 1 estrela de aniz, uma casca de limão (sem a parte branca) e sumo de 1 limão. Depois as senhoras contaram-nos uma história sobre como surgiu o nome de “queque”. Quando as aias iam com a D. Catarina de Bragança a Inglaterra, ouviam a palavra “Cake” e não sabiam dizer corretamente e diziam “queque”. 



Quando saímos da cozinha fomos para o início do jardim e lá havia 4 tílias. Em roda discutimos algumas regras importantes: não assustar os animais do jardim e não gritar. Mas a mais importante era olhar para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita, ou seja, desfrutar de toda a experiência. Vimos um grande relvado, uma estufa, uma pequena fonte e um corredor cheio de eucaliptos, uma árvore que veio da Austrália e que é o alimento dos coalas. A guia Ana disse-nos que íamos à copa de um deles, mas todos achávamos que isso era impossível. Mas com muita imaginação (e um espelho!) tudo foi possível! Depois vimos 5 pavões, 3 machos e 2 fêmeas.
              

Em seguida fomos ao Jardim Bordalo Pinheiro e ficámos impressionados com as estátuas de loiça. Descobrimos que o jardim tinha sido inspirado nos jardins franceses de Versailles. Algumas das figuras que estavam representadas eram: gato, peixe, vespas, cegonhas, cão, lagosta, sapo, caracol, borboleta, etc.  
                          



No pomar do Palácio nós vimos laranjeiras e limoeiros. A Ana explicou-nos que nem todos os visitantes iam lá. Depois mostrou-nos 2 cartões que distinguiam as laranjas doces das amargas e uma delas estava em flor. No final explicou-nos que aquele lugar era rodeado de pedras muito antigas, talvez desde a altura em que alguns membros da família real habitaram o Palácio.        
No final provámos o doce da nossa experiência e trouxemo-lo para o Colégio para partilharmos entre todos. 
Esta foi a nossa divertida aventura no Palácio Pimenta. Recomendamos a visita a este lugar tão bonito!               


            Texto realizado e revisto pela turma do 3.º ano