E assim surgiu a área da ciência na sala 1 Ano A…



Tudo começou a partir de uma partilha: uma fotografia da Luísa e da sua irmã na praia e duas “conchinhas”. Muitos reconheceram a paisagem, verbalizando “paia”. E assim, começámos por explorar conchas, água, areia e até pedras. Através do toque notámos diferenças em todos estes materiais e brincámos também com as noções matemática grande/pequeno pois tínhamos conchas e pedras grandes e pequenas.

Aliámos também a expressão plástica a esta experiência e fizemos uma pintura livre com areia! Adorámos descobrir a magia de juntar a areia às tintas de todas as cores!

E assim, surgiu a ideia de termos a área da ciência dada a importância de contactarmos com os elementos da natureza, não só, quando se proporciona, mas diariamente. Juntámos então, numa caixa todos os materiais que tínhamos explorado: uma garrafa com areia, outra com água e conchas e pedras!  Estes objetos vão permitir-nos ter “um pouco de natureza” dentro da nossa sala e sempre que existirem interesses e partilhas com elementos da natureza a nossa “caixa da ciência” vai aguentar! 





Educ. Vanessa