“OS ARTISTAS DA SALA DOS 4 ANOS A” - À DESCOBERTA DE QUADROS, PINTORES E DIFERENTES TÉCNICAS

Na reunião da manhã, o Daniel trouxe até nós um interesse pessoal: “explorar quadros e pinturas”. Deixou de ser um desejo seu e passou a ser do grupo. 

Começámos, então, por ler o livro “O Quadro mais Bonito do Mundo”, de Miguel Obiols, que tanto fascinou o grupo. Com ele, ficámos a conhecer um pouco da arte do pintor Joan Miró. Depois, fomos conhecer diferentes técnicas de execução de quadros através da observação de diferentes obras. Observámos com atenção e fomos conversando sobre o que estávamos a ver (manchas, linhas, pontos, cores, paisagens, elementos da natureza, figuras geométricas). 

Imaginámos e apreciámos arte. Um momento que tanto estimulou a imaginação de cada um. 
Conhecemos pintores como Miró, Picasso, Mondrian e Frida Kahlo. Ficámos a saber que para fazer um quadro podemos usar tintas, mas também colagens, como Picasso fazia em algumas das suas obras de arte. 


Com diferentes materiais (esponjas, escovas, pincéis, cotonetes, esfregões, tintas, papéis, tecidos) cada um foi fazer o seu quadro. Verdadeiras obras de arte. E até surgiu a ideia de se fazer uma exposição, “como nos museus”! Cada um escolheu o nome do seu quadro.


Para além disso, cada um elegeu um pintor que gostava de saber mais e em pequenos grupos, fomos pesquisar sobre Miró, Kahlo e Picasso. Registámos e apresentámos ao restante grupo


Preparámos a exposição, que intitularam “Os Artistas da Sala 4 anos A”. O entusiasmo e dedicação eram visíveis. Estão cada vez mais autónomos. Escrevemos o convite, escolheram a quem gostavam de apresentar e fomos entregar às salas dos 4B, 5, 1º e 2º anos.


Educadora Inês