Sala 4 Anos B - Projeto “Quanto media um T-rex?”
Numa reunião da manhã, o Miguel mostrou ao grupo um desenho seu de vários dinossauros. Explicou que tinha trazido aquele desenho porque gostava de descobrir quanto mediam os dinossauros e propôs ao grupo a realização de um projeto. Ao conversarmos melhor sobre o tema, percebemos que seria difícil descobrir quanto mediam todos os dinossauros que já existiram e foi ai que propus escolherem apenas um deles. O T-Rex foi o escolhido.
Durante o planeamento do projeto, algumas crianças disseram que gostariam de construir um T-Rex com rolos de papel. Numa manhã, o Lourenço mostrou-nos os rolos de papel higiénico que tinha trazido de casa para a construção do dinossauro. Assim, em equipa, começámos a trabalhar nesta construção. Algumas crianças colaram os materiais uns aos outros com fita-cola, de forma a fazer o tronco, membros e cabeça do T-Rex. Outro grupo ficou responsável por tornar esta estrutura mais resistente, colocando camadas de papel absorvente e cola branca e outro grupo ficou responsável por pintar o T-Rex.
Algumas crianças quiseram também construir dinossauros em plasticina para colocar na exposição deste projeto.
Fizemos dinossauros em plasticina. (Duarte)
Colámos com cola o dinossauro (Sofia)
Durante a pesquisa sobre o T-Rex, descobrimos que um dente seu media cerca de 36 cm, a sua pegada 83 cm e o seu comprimento (da cabeça até à ponta da cauda) cerca de 12 metros. A Concha e o Miguel sugeriram fazer estas medições com a régua que temos na sala. No tempo curricular comparticipado, fomos buscar todas as réguas (30 cm, 60 cm, 100 cm) e demos início às medições. Depois de percebermos que a régua pequena não tinha estes números, fomos ver se os encontrávamos na régua média. Como esta também não tinha, fomos procurá-los na régua grande. Encontrámos o 63 e 83 e marcámos a medida numa folha. Também vimos quantas pegadas da Francisca cabiam dentro de uma pegada do T-Rex e quantas pegadas do Lucas cabiam num dente e fizemos esse registo. E agora, como vamos medir o comprimento do T-Rex? Depois de lhes contar que 100 cm corresponde a um metro e que o T-Rex media 12 réguas iguais àquelas perguntei como iriamos fazer para medir. “Temos de arranjar muitas réguas para medir” (Manuel C.). Como não temos assim tantas réguas, mostrei-lhes como podíamos medir com o fio de lã, medindo 12 vezes um metro. Depois disto tentámos esticar o fio de lã na sala… “Não conseguimos, é muito grande” disseram algumas crianças. Assim, percebemos que o T-Rex, se ainda existisse, não caberia dentro da nossa sala.
No dia seguinte, fomos para o jardim, esticámos o fio de lã no chão. De seguida, propus que contássemos quantos meninos cabiam no comprimento do T-Rex. As crianças foram-se deitando em fila ao lado do fio. Uma das crianças contou quantos meninos estavam no chão, chegando à conclusão que eram 12.
Contámos os meninos que cabiam no dinossauro. Eram 12! (Maria)
Depois de todas as descobertas registadas, foi altura de irmos comunicar as nossas descobertas às outras salas!
Educadora Eunice