Salas 3 Anos: Encontro intergeracional

Como surgiu?
Na interrupção letiva de dezembro, algumas crianças conheceram alguns idosos da Residência Domus Areeiro, que mostraram vontade de estabelecer uma parceria com o nosso Colégio. No mês de fevereiro, combinámos entre as duas salas dos 3 anos, convidarmos os idosos a virem ao nosso Colégio para que agora, em tempo letivo, todos pudéssemos conhecê-los. Depois do convite ser aceite foi tempo de nos prepararmos para este convívio. A Sala dos 3 Anos A dedicou-se às bebidas, sumo de laranja natural e chá, bem como à realização de umas produções para lhes oferecermos no dia. Já na Sala dos 3 Anos B tinham nos chegado à sala algumas partilhas de alimentos, tais como: tangerinas, laranjas e limões, e propusemos ao grupo utilizá-las para prepararmos um lanche especial para os recebermos. Em pequenos grupos confecionámos: gelado de tangerina, compota de laranja e queques de limão. 
No dia combinado recebemos no nosso colégio: a Sra. Mariana, a Sra. Fátima, a Sra. Trindade, a Sra. Dália e o Sr. Horácio, que entraram no nosso jardim radiantes de virem ao nosso encontro e de saberem que tínhamos várias surpresas! Criámos algumas atividades, que tanto os pequenos como os mais velhos puderam optar: fazer desenhos, moldar plasticina e/ou fazer educação física com o apoio do Nuno. Em todas as atividades, a cooperação esteve presente, assim como a comunicação. Os mais velhos derreteram-se com as crianças e estas carinhosamente pediam-lhes para participarem, por exemplo, na plasticina o Sr. Horácio ensinou a fazer caracóis. 
No final da manhã, surpreendemos os nossos amigos mais velhos com um belo lanche da manhã, partilhando as iguarias que andámos a fazer e que fizeram um grande sucesso. Também os idosos preparam uma surpresa para nós e antes de se despedirem ofereceram a cada um, um marcador de livros, realizados por todos. Entre abraços e beijinhos despedimo-nos destes nossos novos amigos mais velhos.


Sem dúvida, uma manhã muito gratificante para todos que iremos certamente repetir!
Educ. Natacha e Educ. Marta Lanhoso