Visita de Estudo 4.º ano e 2.º ciclo – Uma viagem à Batalha

No mês de fevereiro, os alunos do 4.º ano e do 2.º Ciclo realizaram uma visita de estudo ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, ao Mosteiro da Batalha e ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota
Esta visita surgiu no âmbito dos conteúdos programáticos de Estudo do Meio (4.º ano) e História e Geografia de Portugal (2.º ciclo) e foi com grande entusiasmo que os alunos a vivenciaram. 
No Museu, os alunos perceberam a evolução da espécie e identificaram os nossos antepassados desde a era do paleolítico. Na visita ao Mosteiro assistiram a uma peça de teatro intitulado A visita do Marquês através da qual ficaram a conhecer a importância histórica do Mosteiro bem como a forma como as pessoas viviam naquela altura. Aqui, tiveram ainda a oportunidade de assistir ao momento solene do render da guarda. Por último, na visita ao Centro de Interpretação, os alunos visionaram um filme que contou toda a história da Batalha de Aljubarrota e tiveram a oportunidade de fazer uma atividade de orientação no próprio campo de batalha onde a 14 de agosto de 1385 esta se deu.


Após regressarem ao Colégio, os alunos dos diferentes anos juntaram-se para refletir sobre esta visita de estudo, tendo construído um livro de sintetização da mesma, para o qual retomaram algumas pesquisas e aprofundaram ainda mais os seus conhecimentos.

Professora Bárbara Ribeiro