Um conto por dia… nem sabe o bem que lhe fazia

Atualmente, todos estamos conscientes dos benefícios que as histórias e os livros trazem para o desenvolvimento harmonioso das crianças.
Neste tempo, em que estar em casa se torna uma obrigatoriedade, as histórias podem ser as nossas melhores amigas. 

Quais as vantagens? 
Tal como brincar, as histórias permitem que a criança faça uma viagem pelo mundo imaginário e dão-lhe ferramentas para lidar com algumas angústias do seu dia a dia. 
Ao contar uma história, estamos a alimentar a curiosidade natural da criança sobre o mundo que a rodeia; a ampliar o seu vocabulário; a incentivar o gosto pela leitura e, consequentemente, pela escrita; a melhorar a atenção e concentração; a melhorar capacidades de interação com os pares; a motivar para a aprendizagem das outras áreas do saber como a matemática ou a área pessoal e social; entre muitas outras vantagens. 
Concluindo, esta prática ajuda na aquisição e desenvolvimento de competências nos planos relacional e social, cognitivo e emocional, e até histórico e cultural.

Como fazer? 
Para que tudo isto funcione da melhor forma, temos pequenos “truques” que iremos partilhar convosco. 
As crianças só serão bons ouvintes se nós formos bons contadores de histórias e, para isso, precisamos de: muita expressividade (a linguagem não-verbal também é importante), criar curiosidade antes de começar a história, mostrar as imagens, desempenhar o papel das diferentes personagens, incarnando a voz e os movimentos e, concluir com uma conversa de interpretação sobre a história. 
Importa também conhecer a história antes de a contar pois, desta forma, conseguimos ser mais teatrais e, assim, cativar o interesse da criança. 

Como escolher as melhores histórias? 
Numa fase inicial, é importante ter em conta a idade da criança. Os livros facilitam-nos o trabalho pois, atualmente, muitos deles estão identificados com a faixa etária a que se adequam. 
Também é fundamental conhecer os gostos da criança, uma vez que ass histórias que vão ao encontro dos seus interesses são mais fáceis para as cativar. 
Nesta fase, em que os livros que temos em casa podem não ser suficientes, podem recorrer à biblioteca de livros digitais do plano nacional de leitura ou a canais do youtube de contadores de histórias. 
Quando este tempo conturbado passar, não se esqueçam que uma boa hipótese é também visitar e requisitar livros das nossas bibliotecas nacionais. 

Para finalizar, não devemos esquecer que a melhor vantagem que uma hora do conto nos traz é aproveitar a intimidade e aproximação que se cria. A criança está presente para o adulto, numa relação sem distrações e que enriquece ambas as partes. É um momento pessoal, de interação familiar. 
No entanto, não se esqueçam que também podem (e devem) ser elas (as crianças) a constar-nos uma história… deixem-se surpreender. 

Ficaram com vontade de contar uma história? 




Débora Bento, 
Coordenadora da Creche e JI