Uma ida ao parque e tantas descobertas por fazer!

 

A turma do 2.º ano iniciou o ano letivo e celebrou o regresso às aulas com uma ida ao parque José Gomes Ferreira, explorando e usufruindo do ar livre, assim como do contacto com a natureza.


Experienciámos umas das nossas primeiras aulas de Educação Física neste contexto exterior, em interação com o meio e, nesse sentido, fizemos descobertas muito interessantes relacionadas com várias áreas curriculares, que se iniciaram nesta aula e, posteriormente, se estenderam para a sala de aula. 

Munidos de um mapa do parque e organizados por grupos, trilhámos dois percursos distintos que nos levaram a um local comum onde realizámos alguns exercícios físicos e que envolveram termos como “itinerário”, “quarto de volta” e “meia volta. O mapa foi essencial para conseguirmos comparar a distância a que um pequeno percurso corresponde na realidade. Usámos uma fita métrica nesta descoberta e ficámos espantados por, no mapa, aquele itinerário nos parecer curto mas corresponder, na verdade, a vários metros a andar!



No caminho de volta para o Colégio, recolhemos folhas de árvores de diferentes tamanhos, formatos e texturas que possibilitaram outras aprendizagens sobre as plantas e que foram utilizadas para produções artísticas dos alunos. Em sala, conversámos sobre o facto de as folhas recolhidas não serem todas iguais, o que era diferente entre cada uma delas e registámos essa informação. De seguida, com a ajuda de lupas, observámos mais pormenorizadamente as folhas e fizemos o seu decalque em papel vegetal. Concluímos que umas tinham “uns riscos” maiores do que os outros, outros desses “riscos” eram mais salientes e algumas folhas eram mais rugosas do que outras. Também descobrimos que, afinal, os “riscos” chamam-se “nervuras”! 

As folhas secas deram origem a produções artísticas muito outonais e permitiram relembrar como se fazem algumas cores de que precisámos para embelezar ainda mais as nossas obras de arte. Pusemos mãos à obra e misturámos as cores primárias para fazer o castanho e a cor de laranja.

Assim demos cor à nossa sala, partindo de uma ida ao parque que nos ofereceu tantas aprendizagens e boas gargalhadas de diversão!



 

Cátia Santos

Professora do 2.º ano