Construímos um circuito elétrico!

 

O mês de outubro ficou marcado, na nossa sala, pelo início das comunicações dos projetos. O ano passado deixámos alguns projetos por terminar e, em setembro, assim que regressámos ao Colégio demos continuidade aos mesmos. 

O primeiro projeto a ser comunicado à turma foi sobre "Como funcionam os robôs por dentro?". 

Esta apresentação gerou um grande entusiasmo na turma e aproveitámos para trabalhar o conteúdo de Estudo do Meio relacionado com a eletricidade. 

Uns dias depois da apresentação, decidimos então construir um circuito elétrico e perceber quais os materiais que deixam ou não passar a eletricidade e fazer, por exemplo, com que consigamos ligar as luzes da sala ou ligar o projetor. 

O nosso circuito era composto por uma fonte de energia (pilha), uma lâmpada e fios metálicos. Começámos por construir o circuito e perceber a diferença entre um circuito aberto e um circuito fechado e reparámos que quando nosso circuito estava fechado, a luz acendia. 




Circuito Fechado


Circuito Aberto

De seguida, os meninos juntaram-se a pares e fizeram as suas previsões sobre os materiais que foram apresentados e que iríamos testar para comprovar se eram bons ou maus condutores de eletricidade. Nesta parte, todos os pares foram unânimes: só a moeda e o parafuso iriam deixar passar a eletricidade e fazer com que a luz acendesse porque eram de metal, como eram os fios do circuito por dentro e como são as tomadas que ligamos à ficha. 

 

Fomos testando os materiais e as previsões foram ao encontro do que observámos. Quando colocámos a borracha no circuito elétrico e a lâmpada não acendeu, a M. conclui rapidamente que era por isso que os fios elétricos tinham borracha ou plástico à volta, porque assim a eletricidade não passava para as nossas mãos e não apanhávamos choques. Mas, a grande surpresa chegou quando colocámos a pontinha do lápis de carvão (grafite) entre os nossos fios e a lâmpada acendeu! 






A turma concluiu também que não devemos tocar na parte metálica das fichas, porque o metal deixa passar a eletricidade e podemos apanhar choques. No final, falámos também sobre alguns cuidados que devemos ter ao trabalhar com materiais elétricos e percebemos como a eletricidade foi uma descoberta importante! 







Joana Gonzaga,

Professora do 4.º ano