“Eu quero pintar uma menina do meu tamanho”

 

No dia 28 de setembro, segunda-feira, na reunião da manhã, partilhei com o grupo que esta semana tínhamos uma aniversariante: a Ana Luiza! Para tornar o dia da Ana Luiza especial perguntámos-lhe o que é que ela gostaria de fazer e a Ana Luiza partilhou, espontaneamente, que gostava de “pintar uma menina do seu tamanho”. Perante esta partilha pusemo-nos todos a pensar como é que podíamos concretizar esta vontade. Algumas crianças lembraram-se de juntar várias folhas e eu sugeri-lhes utilizarmos um cartão. O grupo ficou muito empolgado com esta ideia e de uma forma muito natural cada um foi dizendo qual a parte do corpo que gostaria de pintar, enquanto registava numa folha quem fazia o quê. À hora combinada, esticámos o cartão no chão e pusemos mãos à obra! A Ana Luiza deitou-se no cartão e a Clara com a ajuda de um lápis fez o contorno do seu corpo. Depois, um de cada vez, de acordo com a sua escolha, escolheu a cor e pincel que pretendia e veio pintar essa parte do corpo.

As crianças envolveram-se tanto nesta preparação, que esta zona da sala esteve sempre muito concorrida, com alguém a espreitar como é que estava a ficar a nossa produção! 



Na quarta-feira à tarde cantámos os parabéns à Ana Luiza, na companhia da menina do seu tamanho que se sentou junto a nós, no jardim. De seguida, oferecemos-lhe a menina feita por todos e dançámos todos juntos. Sem dúvida um dia em festa! 

Educadora Marta Lanhoso