Little Gym

 

Este ano achámos que os nossos mais pequeninos pudessem também usufruir desta dinâmica tão importante, a ginástica. Andar, correr, saltar, subir, nadar... todas estas atividades aperfeiçoam a coordenação motora e trazem benefícios para a saúde da criança. Direcioná-la para atividade física desde cedo desenvolve a força muscular, flexibilidade e resistência. Também estimula o metabolismo ósseo, aumenta a capacidade respiratória e cardíaca, melhora o humor, o apetite e previne a obesidade. A longo prazo, diminui o risco de hipertensão e diabetes.

Os bebés devem ter liberdade para se mover de acordo com o seu nível de desenvolvimento. Por isso, fazemos exercícios adaptados a cada uma das idades.  As brincadeiras em sala começam, para os mais pequeninos, a ser um exercício de estimulação e coordenação motora, agarrar brinquedos, puxá-los ou até mesmo empurrá-los ajuda nesta primeira fase de desenvolvimento motor. Os rolamentos, a movimentação das pernas como se estivessem andar de bicicleta também fazem parte desta dinâmica. São vários os sorrisos que recebemos quando fazemos estas interações. 


Para os mais crescidos montamos alguns circuitos com o intuito de os desafiar nas suas capacidades já adquiridas. Fazemos alguns rolamentos, movemos as pernas com o movimento da bicicleta, subimos e descemos obstáculos, passamos por debaixo de objetos e ainda percorremos um circuito de pinos e barras para nos ajudar a manter a posição vertical e a desafiar a marcha aos mais destemidos. 

Têm sidos manhãs de aventura e muitas gargalhadas, ainda assim, alguns dos bebés mais receosos observam bastante e nem a todos os exercícios se mostram disponíveis. Acreditamos que ao respeitarmos o seu ritmo e as suas vontades poderemos ajudá-los a ficar mais confortáveis com esta dinâmica acompanhada de músicas relaxantes. 

 

A Equipa do Berçário