Que bom que é estarmos de volta!


Na Sala dos 4 Anos B, iniciámos o ano letivo muito entusiasmados, cheios de vontade de conhecer e explorar o nosso novo espaço! A par desta magia, de ser tudo novo, o reencontro com os amigos foi sem dúvida o momento mais marcante dos primeiros dias! Demos também as boas-vindas à Mariana que desde o primeiro dia veio ao nosso encontro sorridente, ficando logo muito à vontade com todos.

Na nossa primeira reunião da manhã perguntei-lhes o que é que nos faltava ter na sala e o Henrique referiu-se ao mapa de presenças, a Clara ao plano do dia e o Tomás V. às regras da sala. Desta forma, começámos a conversar e a pensar em conjunto no cenário pedagógico. No que diz respeito às regras, algumas surgiram espontaneamente e outras fomo-nos lembrando a conversar uns com os outros. Depois, algumas crianças ficaram responsáveis por ilustrar cada uma das regras e outras por pintar o fundo onde as íamos colocar. Enquanto falávamos das regras o Tomás A. e o Francisco lembraram-se também do mapa das tarefas, comentando algumas das tarefas que tínhamos na sala dos 3 Anos, partindo dessa lembrança para definirmos em conjunto as tarefas que podíamos ter este ano.

Nos momentos de exploração das áreas, que tanto apreciamos, fomos sentindo falta dos identificadores que nos ajudam a clarificar quantas crianças podem estar em cada uma das áreas. Todos juntos conversámos e combinámos o número de crianças que pode estar em cada área. Depois algumas crianças ficaram responsáveis pela ilustração dos identificadores e assim, a pouco e pouco, vamos tendo a nossa sala cada vez mais organizada!



Educadora Marta Lanhoso