"Tradições portuguesas”

 

Terminámos a semana com mais um Ateliê Desafiante! Desta vez foi a sala dos 2 Anos B que desafiou as restantes salas da creche! O Pedro da sala dos 2 anos B trouxe para mostrar aos amigos da sua sala um registo fotográfico do seu passeio ao Douro em Família. Neste passeio o Pedro andou de barco pelo rio Douro, viu as vinhas, a apanha das uvas e realizou o pisar das mesmas com o seu pai!

 

Partindo desta partilha, desafiámos as outras salas a realizar uma atividade baseada neste tema!  Assim surgiu a ideia de uma degustação  e o "pisar das uvas".

 

Nas salas de 1 ano, as crianças começaram a manhã com uma degustação de uvas que foi bastante apreciada! Depois de terem saboreado com muito apetite passaram à exploração do plástico com bolhas de ar (utlizado para simular a forma das uvas). Com as suas mãozinhas sentiram as várias bolhas e tentaram rebentá-las. Depois desta curiosidade e com ajuda das educadoras, descalçaram-se e andaram sobre o plástico ao som de músicas tradicionais, como se estivessem a "pisar as uvas". Foi uma diversão!


 

... Já as salas dos 2 anos juntaram-se e foram para o jardim! Sentadinhos, saborearam e apreciaram as uvas docinhas e sem grainha. Eram verdes e redondinhas! Todos provaram e os mais gulosos rapidamente gritaram "mais mais"! Não sobrou nem uma.

Em seguida, passámos à experiência de "pisar as uvas". Tal como as salas de 1 ano, usámos o plástico de bolhas de ar transparente estendido no jardim mas de dimensão bem maior! Descalços, com as calças arregaçadas, ao som da música do "Oh Malhão, Malhão" pisaram as bolhinhas de ar, fazendo movimentos de marcha de forma a rebentar as mesmas. Alguns dos pequeninos percorreram "o pisar das uvas" com as mãos na cintura e a cantar ao mesmo tempo! Para terminar, esta atividade decidimos substituir as músicas tradicionais portuguesas pelas músicas do Panda e os Caricas. Foi tanta animação que não houve bolhas que resistissem! 

 

Também os nossos bebés do Berçário tiveram direito a uma degustação de uvas que foi bastante apreciada. Como forma de registar este momento dedicado a este fruto, fizeram uma pintura das uvas utilizando o plástico das bolhas e a forma das suas mãos. Ficou uma verdadeira obra de arte! 


 

Assim passámos uma manhã divertida, onde experienciámos uma tradição tão portuguesa. 


Equipa da Creche