VISITA AO PARQUE URBANO VALE DA MONTANHA

 

Na sexta-feira, dia 9 de outubro, os meninos do 1.º ano, foram passear ao Parque Urbano Vale da Montanha. Mas não foi apenas um mero passeio... foram realizadas muitas aprendizagens e descobertas relacionadas com este dia! 

Decidimos aproveitar o bom tempo que ainda se fazia sentir, nesse dia quente e solarengo do início do mês de outubro mas, para isso poder acontecer, tivemos de preparar muito bem a nossa visita.

 Em sala, foi feito um levantamento do que tínhamos que organizar e planear para a nossa visita. Chegámos à conclusão que, para chegar ao parque, tínhamos que saber qual o caminho que iríamos percorrer e as regras de segurança que deveríamos cumprir fora da escola.

 Cada aluno recebeu um mapa da zona envolvente da escola e aí marcou o percurso que faríamos desde a escola até ao parque.


Os alunos do 1.º ano concluíram, ainda, que, para andarmos seguros na estrada devemos sempre atravessar na passadeira; esperar que o semáforo esteja verde para os peões para poder atravessar a estrada; para brincar, devemos tentar estar longe da estrada e que devemos caminhar do lado esquerdo da rua, caso não existam passeios.

 Em grande grupo, quando falámos sobre a estação do ano em que nos encontramos, o outono, surgiu a ideia de trazermos, da ida ao parque, elementos característicos desta altura do ano, para fazermos um trabalho artístico!


No dia do passeio, cada menino levou o seu mapa, para seguir o itinerário que tinha traçado em sala de aula...

 Chegados ao parque, os meninos recolheram folhas, flores, paus, bolotas, frutos, sementes e, realizada esta tarefa, ainda houve tempo para brincar todos juntos!

Foi um dia de aprendizagens importantes, misturados com muita brincadeira!

 

 

Graça Loureiro

Professora do 1.º ano