A relação “Eu com o Outro”


No âmbito do tema trimestral "Eu com o outro", proporcionámos algo diferente para surpreendermos os nossos grupos. Assim sendo, no dia e hora combinado, juntámos todos os meninos das salas dos 4 anos, na sala multiusos e demos início à nossa surpresa. A expectativa era grande e o entusiasmo também.

Dramatizamos a história do livro "Orelhas de borboleta" e foi maravilhoso observar a felicidade e o respeito com que nos viram do princípio ao fim. No final tivemos direito a muitas palmas, comentários e até nos pediram para repetirmos o teatro.

Esta história transmite uma mensagem importante, no sentido da relação e do cuidado com o outro espelhando alguns valores e atitudes, que devemos ter sempre presentes na memória.

De fato, são sobretudo nos nossos comportamentos e atitudes que as crianças apreendem, tomam como certo ou errado e, consequentemente imitam.

Em grande grupo, conversamos sobre a história, fazendo uma análise crítica, sendo claro para todos que uma das personagens estava triste com o que os amigos lhe estavam a dizer. Depois pensámos também em nós próprios, pensando em exemplos práticos do nosso dia a dia, de como cuidamos uns dos outros (das pessoas que conhecemos e das que não conhecemos), como cuidamos da natureza e do que está à nossa volta e de quando devemos intervir perante as situações.

No seguimento desta dinâmica elaborámos, em conjunto com os meninos das salas dos 5 anos, folhas verdes para juntos construirmos uma Árvore dos Valores.

Nessa árvore foram surgindo os valores mais significativos para cada grupo, como o da amizade, solidariedade, respeito, amor, compaixão, empatia, perdão, bondade e cooperação.

A equipa dos 4 anos