Aprender Matemática a jogar!

 

Desde o início do ano que a turma do 2.º ciclo tem feito um trabalho continuado a nível do cálculo mental.

Para começar, percebemos que aplicamos o cálculo em diversas atividades do nosso dia a dia e, por isso, é tão importante este treino constante pois, uma boa capacidade de cálculo mental permite aos alunos seguirem as suas próprias abordagens, usarem as suas próprias referências numéricas e adotarem a sua própria estratégia de simplificação de cálculos.

Para além das rotinas semanais encontrámos alternativas divertidas para desenvolver esta competência, os jogos!

Jogos como, encontrar o par correspondente, colorir resultados e em particular dois que têm trazido muita animação às aulas: o “Multipli” e o “SuperTmatik”, dois jogos de grupo que requerem uma competição saudável e que desenvolvem a rapidez do raciocínio.


O Múltipli tem como objetivo descobrir o mais rapidamente possível dois números que multiplicados resultem no número lançado. O SuperTmatik faz o processo inverso, ou seja, é dada uma operação e o objetivo é ser o primeiro a descobrir o resultado. Por cada resposta certa o aluno recebe uma letra. É vencedor o primeiro a construir a palavra “SUPERT”.

Os jogos podem ser grandes aliados no ensino da Matemática, pois permitem que os alunos pratiquem os conteúdos de forma interativa, além proporcionar o desenvolvimento do raciocínio.

Vamos continuar este trabalho e adicionar cada vez mais estratégias lúdicas que nos permitam desenvolver esta capacidade!

 

 

Mariana Castelo Branco

Professora MAT. 2.º Ciclo