CONSTRUÇÃO DE ECOPONTOS PARA A SALA DO 1º ANO

 

Em meados de outubro, a turma do 1.º ano apercebeu-se de que a sua sala ainda não tinha caixotes para a separação do lixo. Decidimos, então, explorar este conteúdo e construir 3 ecopontos! 

Tudo começou quando recortávamos palavras de um texto, para, depois, colocá-las por ordem, de modo a fazer a composição do texto. Sobrando alguns bocados de papel, uma menina perguntou o que poderíamos fazer com eles.... Conversámos todos e chegámos à conclusão de que poderíamos guardar os bocados maiores para servir de folha de rascunho (reutilizar) e os restos pequenos deveríamos separar para poderem ser reciclados.

“Mas como podemos separar se não temos ecopontos?” - perguntou outro menino da turma. Concluímos, então, que deveríamos construir caixotes para a separação do lixo, para colocar na nossa sala.

Antes da construção dos ecopontos, recordámos alguns conceitos relacionados com este tema, tais como, os 3 R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Cada aluno deu exemplos de como reduzia, reutilizava e reciclava, no seu dia a dia.

Depois, vimos alguns vídeos sobre este tema, que nos mostraram que deveríamos ser responsáveis pelo nosso planeta e que, uma das formas de ajudar a Natureza era separar o lixo, para que, depois, este fosse transformado em novos materiais.

Posteriormente, jogámos um jogo online, todos juntos, que nos ajudou a identificar quais as embalagens que deveríamos colocar em cada ecoponto.

Ainda realizamos uma pequena atividade que consistia em recortar embalagens de folhetos de supermercados e colá-las por cima dos ecopontos corretos, para nos ajudar, quando estivéssemos a separar o lixo.

Por fim, construímos os nossos ecopontos, desenhando e recortando decorações e pintando das cores corretas! (Decidimos fazer apenas os contentores para o plástico, papel e cartão e outro para o lixo comum, uma vez que não utilizamos vidro na sala de aula.)

Os alunos mostraram muito entusiasmo por estas atividades interativas e, ao mesmo tempo, ecológicas!


Graça Loureiro

Professora do 1.º ano