Eu com os outros nas Salas dos 5 anos

 

No âmbito do tema deste trimestre, “Eu com os outros”, na sala dos 5 anos A fomos a explorar o livro “O Urso Resmungão”, que trabalha valores importantes para a vida em sociedade. Em conjunto, fizemos uma análise desses valores e comparámos com situações do nosso dia a dia.

Para registarmos estes valores, ajudámos a construir a Árvore dos Valores para colocar na entrada do colégio, onde escrevemos nas folhas os principais valores que retirámos da história (amizade; respeito; cooperação; empatia; solidariedade e perdão).

Decidimos dramatizar a história através de um teatro para apresentar aos meninos da sala dos 5 anos B. Entre definir personagens, dividir tarefas, elaborar cenários, fazer os adereços do urso e do coelho, lá preparámos o Teatro do “Urso Resmungão”. 

Após alguns ensaios, que já contaram com muitas dicas perspicazes dos “espetadores”, apresentaram aos meninos da sala dos 5 anos B. Um momento muito divertido que cativou todo o grupo! No final, refletiram e escrevemos o que aprenderam com o teatro: “não gritar com os outros porque isso magoa o coração”; “ajudar as pessoas”; “pedir desculpa” foram algumas das aprendizagens, que tão importantes são para o dia-a-dia. 



Na sala dos 5 anos B também trabalhamos alguns valores importantes na sociedade e, assim, a formação pessoal e social das nossas crianças. Como tal, decidimos contribuir para a árvore dos valores do nosso Colégio, onde colocamos os valores que conseguimos identificar na história “Desculpa”.



Esta história fala-nos de valores importantes que abordamos quase diariamente nas nossas vivências (como a amizade, o perdão e o amor). Decidimos também fazer um teatro desta história: tivemos um grupo que construiu cenários magníficos; outro grupo que preparou uns figurinos inconfundíveis; outro grupo que preparou o convite para entregar aos amigos dos 5 anos A e, por fim, o grupo de atores que representaram (tão bem!) a história.

No dia da apresentação do nosso Teatro ficamos com a sensação de “missão cumprida” pois pudemos partilhar a importância destes valores com os nossos amigos da sala dos 5 anos A.

Que os valores das nossas histórias estejam sempre presentes!