“O Sol escondeu-se!”

 

As crianças da sala dos 3 anos A adoram brincar no jardim e tem muito interesse por tudo o que se passa ao seu redor.

Certo dia, surgiu uma observação: “O Sol escondeu-se!”, comentou uma das crianças, “Escondeu-se atrás das nuvens”, acrescentou outra. Nesse momento, alguns dos outros elementos do grupo ficaram curiosos e foram até à janela olhar para o céu de forma a perceberem o que se estava a passar.

Nos dias seguintes, o estado do tempo foi bastante comentado por diversas crianças. Numa reunião da manhã, conversámos sobre o facto de o estado do tempo não ser igual todos os dias e a partir dessa conclusão conseguimos identificar e descrever, oralmente, os vários estados do tempo. Ainda nessa reunião, surgiu a ideia de pintarmos o Sol, no entanto houve quem dissesse que queria pintar a chuva e assim propus elaborarmos pinturas referentes a todos os estados do tempo.

Terminadas as pinturas, quisemos mostrar uns aos outros o que tínhamos feito. Enquanto mostravam faziam também comentários que foram registados, posteriormente, nas produções.

Ainda no âmbito deste interesse, criámos um gráfico onde cada um pegou numa imagem e identificou o estado do tempo presente na mesma, colocando-a na coluna referente a esse estado do tempo. Foi bastante divertido, pois encarámos esta construção do gráfico, como se fosse um jogo.

No fim, contámos quantas imagens tinham sido colocadas em cada estado do tempo e recorremos aos números da nossa área da matemática para associarmos a cada estado do tempo, consoante a contagem que tínhamos feito das imagens, percebendo assim qual dos estados tinha mais imagens e qual deles tinha menos.


 
 

Como a chuva começou a surgir nestes dias em que estávamos muito atentos ao tempo, alguns dos elementos do grupo partilharam que gostavam da chuva e do som que esta fazia. Assim, fomos explorar um pau de chuva, que com muito cuidado o manipulámos e com muita curiosidade espreitámos para dentro do mesmo para saber como era possível este instrumento fazer o mesmo barulho que a chuva.

Terminada a abordagem a este interesse, decidimos em grande grupo criar um mapa do tempo, para que todos os dias pudéssemos fazer o registo do mesmo.


 Agora, já sabemos que todos os dias de manhã temos de espreitar pela janela ou ir mesmo ao jardim observar o estado do tempo para mais tarde registar.

Estamos assim, a sentirmo-nos cada vez mais crescidos e responsáveis.

 

Educadora Joana