Projeto sobre a Reciclagem - “Para onde vai o lixo?” na Sala dos 5 anos A

 

O nosso primeiro projeto na sala dos 5 anos, teve início com uma partilha do Francisco recebida por e-mail: os seus novos ecopontos da reciclagem. O que levantou muitas questões ao grande grupo, enquanto viam as fotografias atentamente: “Porque temos de reciclar?”; “Para onde vai o lixo da reciclagem?”; “Os aterros são florestas para onde o lixo vai?”. Dadas as dúvidas e a curiosidade, decidimos iniciar um projeto.

Depois de contarem o que pensavam saber sobre este assunto, chegámos a 3 questões que queriam descobrir e, por isso, dividiram-se em 3 grupos de acordo com a questão que mais tinham curiosidade e à qual dedicaram a sua pesquisa: “Para onde vai o lixo?”; “Como se faz a reciclagem?”; “Porque é importante reciclar?”

Ao longo dos dias, fomos realizando algumas pesquisas e registando as novas aprendizagens. Descobriram o percurso do lixo desde as nossas casas até à central de reciclagem ou até ao aterro. Recolhemos materiais que íamos deitar fora e colocámos no cartaz para exemplificar o percurso do lixo.

Entretanto, o grupo responsável pela questão “Como se faz a reciclagem?”, também realizou a sua pesquisa, vimos vídeos e imagens da internet e realizámos os registos com sacos do pão para reutilizarmos papel. Descobriram que não existem apenas os ecopontos amarelo, azul e verde, mas também o laranja e o encarnado. Durante esses momentos, evidenciaram que os ecopontos e a abertura de cada um para colocar o lixo pareciam figuras geométricas. Os blocos lógicos ajudaram os a desenhar os ecopontos.


Rapidamente evidenciaram, perspicazmente, que precisamos de ecopontos na sala para o lixo não ir para o aterro!

Para finalizar a pesquisa, decidiram questionar o grupo e os adultos da sala se realizavam a reciclagem nas suas casas e chegámos à conclusão que 13 pessoas já reciclam, mas que 7 meninos ainda não o fazem e que devem começar a fazê-lo para o lixo não ir para o aterro, como rapidamente afirmaram. Para registar essa informação, fizemos um gráfico de pontos.


Também o grupo responsável pela questão “Porque é importante reciclar?” realizou as suas pesquisas e os respetivos registos. Descobriram 3 palavras mágicas começadas pelas letras “R”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, tal como a sua importância para o meio ambiente. Fomos à descoberta pela nossa sala de objetos reutilizados e encontrámos vários, mas decidimos ainda reutilizar latas de ananás e de feijão para as transformar em vasos, onde pudemos dar resposta a duas ideias do António e do Sebastião: plantar sementes da horta na sala e ainda experimentar colocar as sementes encontradas no jardim dentro de um vaso para ver se crescem.


 Já o Pedro deu-nos a conhecer um artista chamado “Bordalo II”, que transforma lixo em arte e sugeriu que também podíamos fazer uma escultura com o lixo que deitamos fora na nossa sala. Realizámos uma pesquisa sobre este artista português e com inspiração nas suas obras de arte, iniciámos a elaboração de uma escultura elegida por votação: uma tartaruga!  


Para finalizar, escreveram um convite para a sala dos 5 anos B para divulgarem as descobertas realizadas!

O dia da divulgação chegou e a felicidade era visível logo na preparação. Falar para público não é tarefa fácil, mas estamos lá para dar a confiança necessária. Saíram-se muito bem! O brilho no olhar e a forma como já cooperam uns com os outros para ajudar o amigo, que naquele momento não se lembra do que tem de comunicar, é muito gratificante.

No final do projeto, todos puderam fazer um registo sobre o que aprenderam com o mesmo, incluindo os meninos que não participaram diretamente.


Educadora Inês