Projetos em ação #3º ano
Olá
a todos!
A turma do 3º ano continua a
revelar uma autonomia crescente e gosto pelas aprendizagens!
Nos momentos de Apresentação de Produções têm surgido muitas apresentações sobre pesquisas individuais, no T.E.A. as parcerias têm sido uma constante e nos Conselhos de Turma foram lançados temas de projetos de estudo e sobre temas do seu interesse que estão agora em ação e a ganhar forma!
1.Como é que a luz se propaga
nos diferentes materiais?
2.Como é formado o sistema
solar?
3.Como é que são os morcegos?
4.Como acontecem as estações
do ano?
5.Como se classificam os
animais?
6.Como é que as plantas
produzem alimento?
Estes
são alguns dos temas em estudo na turma do 3º ano. Estas foram as questões
lançadas pelos alunos, questões essas que os têm mobilizado nos diferentes
grupos, nas dinâmicas de pesquisa, planificação, organização e tratamento da
informação.
Na sintaxe do Modelo de Escola Moderna Portuguesa (MEM), os projetos “são estruturas de encaminhamento dos alunos
para aprendizagem do currículo.”
“Trabalhar em projetos significa
fazer aceder as crianças aos instrumentos que a cultura desenvolveu.
O produto do trabalho realizado é
a obra, é o registo objetivado da
antecipação mental idealizada.”
Niza, S. 2005
A
planificação de um projeto implica o “antecipar” do que se pretende realizar. E
é feito em grupo.
Os temas surgem
espontaneamente nos momentos em Conselho, nas comunicações, através do diálogo,
trocando ideias sobre o que pretendem fazer e é aí que são também formados os
grupos de trabalho.
Nas sessões de projetos, já em grupos de trabalho, as ideias vão ganhando sentido, e, em conjunto, os grupos vão formulando questões, levantando hipóteses, definindo as etapas que pensam ser necessárias para realizar o trabalho.
Tudo é registado num plano de trabalho que será o guia para o desenvolvimento da pesquisa, da organização e tratamento da informação, do registo do que compreenderam (paráfrase), da projeção para o suporte em que vão comunicar, até chegarem à fase da comunicação à turma sobre o seu trabalho.
A
acompanhar esta organização, há sempre em cada sessão um momento de avaliação de
grupo, para se perceber o que é preciso melhorar e que estratégias adotar para
o trabalho continuar a evoluir.
Na fase de comunicação à
turma, momento crucial do projeto, há uma interação muito genuína na turma, de
quem fez o projeto e aprendeu sobre o tema que pesquisou, e de quem assiste e
quer saber sobre o assunto.
Há uma grande partilha de saberes entre todos!
Mas o trabalho não fica por aqui. É feito um resumo e um questionário sobre o trabalho com o grupo, a que toda a turma tem acesso, para estudar e aprofundar o tema.
E o professor? Qual o seu papel?
O professor acompanha os grupos, apoiando e orientando em todas as fases, para que os grupos se sintam seguros no seu trabalho, mas também responsáveis pelas suas tarefas.
Em
síntese…
O
trabalho por projetos é um dos momentos semanais do nosso plano semanal de
trabalho, momento em que todos aprofundam não só os saberes do currículo, mas
também de outras áreas, como as Tecnologias da Informação, a Educação
Artística, a Cidadania…
O
saber estar em grupo e com o grupo é nestes momentos muito trabalhado, pois
todos e cada um têm de se respeitar, dar vez e voz a todos no núcleo do grupo,
envolvendo-se nas tarefas com responsabilidade, alegria e motivação.
Professora
do 3º ano
Sílvia
Neves