Projetos em ação #3º ano

 

Olá a todos!

A turma do 3º ano continua a revelar uma autonomia crescente e gosto pelas aprendizagens!

Nos momentos de Apresentação de Produções têm surgido muitas apresentações sobre pesquisas individuais, no T.E.A. as parcerias têm sido uma constante e nos Conselhos de Turma foram lançados temas de projetos de estudo e sobre temas do seu interesse que estão agora em ação e a ganhar forma!

1.Como é que a luz se propaga nos diferentes materiais?

2.Como é formado o sistema solar?

3.Como é que são os morcegos?

4.Como acontecem as estações do ano?

5.Como se classificam os animais?

6.Como é que as plantas produzem alimento?

Estes são alguns dos temas em estudo na turma do 3º ano. Estas foram as questões lançadas pelos alunos, questões essas que os têm mobilizado nos diferentes grupos, nas dinâmicas de pesquisa, planificação, organização e tratamento da informação.

Na sintaxe do Modelo de Escola Moderna Portuguesa (MEM), os projetos “são estruturas de encaminhamento dos alunos para aprendizagem do currículo.

Trabalhar em projetos significa fazer aceder as crianças aos instrumentos que a cultura desenvolveu.

O produto do trabalho realizado é a obra, é o registo objetivado da antecipação mental idealizada.” 

Niza, S. 2005

A planificação de um projeto implica o “antecipar” do que se pretende realizar. E é feito em grupo.

Os temas surgem espontaneamente nos momentos em Conselho, nas comunicações, através do diálogo, trocando ideias sobre o que pretendem fazer e é aí que são também formados os grupos de trabalho.


Nas sessões de projetos, já em grupos de trabalho, as ideias vão ganhando sentido, e, em conjunto, os grupos vão formulando questões, levantando hipóteses, definindo as etapas que pensam ser necessárias para realizar o trabalho.


Tudo é registado num plano de trabalho que será o guia para o desenvolvimento da pesquisa, da organização e tratamento da informação, do registo do que compreenderam (paráfrase), da projeção para o suporte em que vão comunicar, até chegarem à fase da comunicação à turma sobre o seu trabalho.

A acompanhar esta organização, há sempre em cada sessão um momento de avaliação de grupo, para se perceber o que é preciso melhorar e que estratégias adotar para o trabalho continuar a evoluir.

Na fase de comunicação à turma, momento crucial do projeto, há uma interação muito genuína na turma, de quem fez o projeto e aprendeu sobre o tema que pesquisou, e de quem assiste e quer saber sobre o assunto.

Há uma grande partilha de saberes entre todos!


Mas o trabalho não fica por aqui. É feito um resumo e um questionário sobre o trabalho com o grupo, a que toda a turma tem acesso, para estudar e aprofundar o tema.

E o professor? Qual o seu papel?

O professor acompanha os grupos, apoiando e orientando em todas as fases, para que os grupos se sintam seguros no seu trabalho, mas também responsáveis pelas suas tarefas.

Em síntese…

O trabalho por projetos é um dos momentos semanais do nosso plano semanal de trabalho, momento em que todos aprofundam não só os saberes do currículo, mas também de outras áreas, como as Tecnologias da Informação, a Educação Artística, a Cidadania…

O saber estar em grupo e com o grupo é nestes momentos muito trabalhado, pois todos e cada um têm de se respeitar, dar vez e voz a todos no núcleo do grupo, envolvendo-se nas tarefas com responsabilidade, alegria e motivação.

 

Professora do 3º ano

Sílvia Neves