Uma manhã de Partilha de histórias!


 

Durante esta semana a sala 2 Anos A explorou várias histórias, a partir de diversas partilhas das famílias. Assim, surgiu a ideia de partilharem com os amigos das outras salas os seus livros preferidos.

Na manhã do ateliê duas crianças da sala 2 Anos A deixaram à porta de cada sala um livro. Para o berçário escolheram o livro “Cucu! Hora de dormir!” porque “Não é assustadora. Os bebés gostam!”. Nas salas de 1 Ano deixaram a história “A grande caça ao Monstro!” porque é uma das suas preferidas. E levaram para a sala dos 2 Anos B fantoches para contar a história que mais fez sucesso esta semana na sala: “O coelhinho branco!”. 

O berçário explorou a história e adorou ver a magia dos animais que “saltavam” quando se abria as janelas pop up. Nas salas de 1 Ano ouviram a história da pata que pensava que tinha um monstro debaixo da cama e pediu ajuda aos seus amigos para descobrir o que realmente estava debaixo da cama. Seria um monstro? Não! Afinal, era só um rato a dormir! Os grupos ouviram entusiasmados esta história misteriosa!

Nas salas dos 2 Anos ouviram a história do “Coelhinho branco!” com a ajuda do fantocheiro e de fantoches. Esta é a história de um coelho branco que saiu de casa para ir buscar umas couves à sua horta e a “cabra cabrez que lhe salta em cima e lhe faz em três” ocupou a sua casa. O coelho pediu ajuda a vários animais, mas só a “formiga rabiga lhe salta em cima e lhe fura a barriga” não teve medo da cabra e ajudou o coelho. Que corajosa!

 Por fim, em todas as salas se partilhou as suas histórias favoritas e fizeram também a exploração de fantoches, divertindo-se com a manipulação de diferentes personagens!

Foi uma manhã onde entramos no reino mágico das histórias com livros recheados de valores (amizade, amor, entreajuda, partilha, empatia e coragem) que nos fazem aprender mais sobre nós e os outros.   

 

A equipa da creche