A nossa Árvore dos Valores!

 

No início deste ano letivo lemos, em todas as turmas do 1º e 2º ciclos, o livro “A bondade cresce” de Britta Teckentrup. Este livro compara boas ações com ações menos boas e mostra que a árvore da bondade vai crescendo quando somos bons uns para os outros.

A partir desta história surgiu a ideia de criarmos uma árvore como esta para o nosso colégio: a Árvore dos Valores. Pensámos nos vários valores que são essenciais para a vida em sociedade e atribuímos um valor a cada aluno. Cada um ficou com a tarefa de decorar uma folha, com a sua família, relacionada com esse mesmo valor.

A turma do 2.º ciclo ficou ainda responsável por construir o tronco da árvore que iria sustentar todas estas folhas. Fizeram uma estrutura de arame, cobriram-na com jornal, papel e cola. Por fim, foi pintada de castanho para ter o aspeto de um tronco.

Os alunos do 4.º ano escreveram um texto explicativo para acompanhar a árvore, para que todos os que por ela passam percebam o que esteve na sua origem e o que ela representa para todos nós.

Desta forma, graças ao trabalho de todos, conseguimos obter o resultado que aqui podem ver. Uma árvore que esperemos que nunca pare de crescer e que se vá tornando cada vez mais forte!



Professora de apoio

Mariana Monteiro