Explorando as partilhas de casa... manhã de culinária: As panquecas da Júlia

 

Num dos momentos de grande grupo tivemos a partilha da Júlia que nos mostrou o seu momento de culinária em família, contando-nos que fez panquecas em casa e nos disse os ingredientes que usou. A Anya disse que já comeu panquecas com mel e a Júlia diz que pôs doce de morango nas suas panquecas. Vários amigos partilharam que também gostam muito de panquecas, mostrando-se entusiasmados em experimentar as panquecas da Júlia, pelo que combinámos fazer uma manhã de culinária!

Começámos então por fazer um cartaz onde registámos os utensílios e os ingredientes que íamos precisar para fazer as panquecas. A Júlia quis ficar responsável pela construção do cartaz e o Francisco voluntariou-se para a ajudar nesta tarefa. Começaram por procurar em folhetos de supermercado e revistas os vários elementos que precisavam e em seguida recortaram-nos e colaram-nos no cartaz, indicando as respetivas quantidades.

No dia combinado, em grande grupo fizemos as nossas panquecas e foi muito divertido! Cada um participou numa das várias tarefas: uns puseram os ingredientes, outros misturaram-nos com a batedeira, outros puseram a massa na frigideira, com muito cuidado e sempre com a nossa supervisão e apoio, e outros ajudaram a virar as panquecas. E assim ficaram as nossas panquecas, toscas de aspeto mas muito saborosas!


Por fim, cada um escolheu como preferia comê-las: uns preferiram simples, outros com mel e outros com doce de morango!


E assim foi a nossa manhã de culinária inspirada nas panquecas da Júlia!

Obrigada pela partilha! Todos adorámos! 

Educadora Patrícia