Sala 4 Anos A: A importância do nosso nome


As crianças da Sala dos 4 anos A tem vindo a fazer algumas descobertas em torno dos seus nomes. Ainda antes deste confinamento, as conquistas já se faziam observar e o interesse por novas questões relacionadas com os mesmos estavam a surgir.

Por esta razão pensámos, que seria interessante continuar a estimular e a focarmo-nos nesse interesse. Deste modo, uma das atividades propostas do E@D foi a construção do nome a partir de algum objeto, como por exemplo molas, legos, canetas, entre outros. Desafiámos também as crianças a contarem quantas peças usaram para construir o seu nome todo e a identificarem qual a letra que utilizaram mais e menos peças.

A criatividade e a imaginação estiveram bem presentes nesta atividade!

Para concluir, e esta foi uma grande aventura, incentivámos ainda as crianças a descobrir palavras que rimassem com o seu nome e a elaborarem um registo das mesmas! E pelo que soubemos foi um momento muito divertido! 

As descobertas da linguagem e, consequentemente, da escrita são um processo individual e próprio, do qual a criança se vai apropriando através de momentos de exploração e de brincadeira. Tudo começa pelo nome, pela sua identidade, sendo esta a palavra mais importante e a primeira que a criança conhece e se apropria, a partir da qual vai fazendo inúmeras descobertas!


Educadora Natacha