Vitaminas para o Ensino à Distância
Um novo confinamento chegou e, infelizmente, o ensino à distância deixou de ser uma novidade. Já todos estamos familiarizados com o classroom e com o Google meet; com planos semanais e guiões de aprendizagem; com sessões síncronas e assíncronas.
O nosso objetivo foi evitar a rutura entre o trabalho presencial que estava a ser feito na sala de atividades e o ensino à distância. Assim, demos continuidade a um projeto que surgiu em sala: “De onde vêm as vitaminas?”. Esta pergunta surgiu numa reunião da manhã e gerou muitas teorias.
Em sala, tínhamos já feito uma fase inicial da pesquisa que, continuamos em casa, com o apoio das famílias. Muitas são as fontes de vitaminas e, nem todas são alimentos. Desta pesquisa, realizámos um registo que partilhamos na sessão síncrona e onde fizemos um pequeno jogo sobre os alimentos mais ricos em vitaminas. Sabiam que existe a vitamina K? E que esta está presente nos brócolos e na couve-flor?
Neste seguimento, e uma vez que adoramos fazer culinária em casa, preparámos um lanche artístico. Já ouviram falar de foodart? Arte feita com comida! Nós fomos uns verdadeiros artistas e preparamos um lanche divertido e cheio de vitaminas.
A matemática também teve espaço no nosso projeto pois fizemos um diagrama de venn onde organizamos as fontes de vitamina A e de vitamina B.
Ouvimos ainda a história “Amanda no país das vitaminas” através de um vídeo. Uma história de uma menina que não gostava de comer! Esta história captou a nossa atenção pois percebemos a importância que a ingestão de vitaminas tem na nossa saúde.
Para finalizar a semana, tivemos ainda um desafio: cozinhar uma pizza vitamínica! Sabem o que foi mais curioso? Perceber que muitas famílias já tinham esta rotina em casa! Boa!
Educ. Débora
Sala 5 anos B