A APRESENTAÇÃO DE PRODUÇÕES
Nas turmas do 1.º Ciclo do nosso
colégio é realizada todos os dias a rotina da Apresentação de Produções. Esta dinâmica proporciona aos
alunos “momentos de construção do pensamento, desenvolve a
oralidade, o pensamento crítico, o enfoque dos outros, a disponibilidade para
partilhar os seus trabalhos, as suas aprendizagens” (Pestana, 2011), concorrendo de
forma positiva para a aquisição de competências sociais e pessoais e de oralidade.
Os
alunos que estiverem interessados em partilhar algo com a turma inscrevem-se,
assinalando no mapa de registos das apresentações de produções (afixado na
sala). Os alunos podem apresentar assuntos das mais diferentes áreas, partilhar
experiências e novidades, mostrar objetos, ler textos que produziram, mostrar
desenhos que fizeram, entre outras.
Este é um momento rico no quotidiano das crianças, não só para os alunos que apresentam, mas também para os que ouvem, pois assistem com atenção e interesse às apresentações, colocam questões e fazem comentários. Os alunos fazem críticas construtivas, dando a sua opinião acerca do assunto abordado e colocando questões pertinentes ao colega que apresentou.
Por
vezes surge o interesse ou a necessidade de realizar uma discussão coletiva ou
uma reflexão acerca de um ou outro tema. Muitas vezes, surgem daí temas
interessantes para trabalhar outros conteúdos, nas diversas áreas.
Niza
(1998), salienta o facto de a pedagogia do Movimento da Escola Moderna ter como
principal mecanismo a comunicação, devendo a escola promover a livre expressão dos alunos e garantir que essa comunicação dê sentido social às aprendizagens escolares. Desta
forma, os alunos são incentivados a apresentar conteúdos diversificados.
As
crianças são igualmente encorajadas a apresentar algo relacionado com os
conteúdos que estão a trabalhar em aula, pois, tal como afirma Mercer (citado
por Pestana, 2011), “um bom exame para
saber se se compreende bem uma coisa é ter de a explicar a alguém.” (p. 10).
Estes
momentos de Apresentação de Produções são de grande riqueza pedagógica, sendo assim
bastante vantajosos para os alunos.
Graça Loureiro e Mª Inês Pereira
Professoras do 1.º ano