A APRESENTAÇÃO DE PRODUÇÕES

 

    Nas turmas do 1.º Ciclo do nosso colégio é realizada todos os dias a rotina da Apresentação de Produções. Esta dinâmica proporciona aos alunos “momentos de construção do pensamento, desenvolve a oralidade, o pensamento crítico, o enfoque dos outros, a disponibilidade para partilhar os seus trabalhos, as suas aprendizagens” (Pestana, 2011), concorrendo de forma positiva para a aquisição de competências sociais e pessoais e de oralidade.

     Os alunos que estiverem interessados em partilhar algo com a turma inscrevem-se, assinalando no mapa de registos das apresentações de produções (afixado na sala). Os alunos podem apresentar assuntos das mais diferentes áreas, partilhar experiências e novidades, mostrar objetos, ler textos que produziram, mostrar desenhos que fizeram, entre outras.

      Este é um momento rico no quotidiano das crianças, não só para os alunos que apresentam, mas também para os que ouvem, pois assistem com atenção e interesse às apresentações, colocam questões e fazem comentários. Os alunos fazem críticas construtivas, dando a sua opinião acerca do assunto abordado e colocando questões pertinentes ao colega que apresentou.

   Por vezes surge o interesse ou a necessidade de realizar uma discussão coletiva ou uma reflexão acerca de um ou outro tema. Muitas vezes, surgem daí temas interessantes para trabalhar outros conteúdos, nas diversas áreas.

       Niza (1998), salienta o facto de a pedagogia do Movimento da Escola Moderna ter como principal mecanismo a comunicação, devendo a escola promover a livre expressão dos alunos e garantir que essa comunicação dê sentido social às aprendizagens escolares. Desta forma, os alunos são incentivados a apresentar conteúdos diversificados.

    As crianças são igualmente encorajadas a apresentar algo relacionado com os conteúdos que estão a trabalhar em aula, pois, tal como afirma Mercer (citado por Pestana, 2011), “um bom exame para saber se se compreende bem uma coisa ter de a explicar a algum.” (p. 10).

      Estes momentos de Apresentação de Produções são de grande riqueza pedagógica, sendo assim bastante vantajosos para os alunos.

 

 

Graça Loureiro e Mª Inês Pereira

Professoras do 1.º ano