As Listas de Palavras na Sala dos 4 anos A

 

As Listas de Palavras “chegaram” à nossa sala e o entusiasmo é enorme, nesta nova fase de aprendizagem da leitura e da escrita. Estamos todos muito despertos para estas descobertas e a alegria quando partilhamos uns com os outros é maravilhosa!

Esta ideia começou numa conversa de jardim com um dos meninos da sala dos 4 anos B e muito atentas estavam duas meninas (Matilde D. e Victória) a ouvirem esta minha conversa com o Lourenço da sala da Marta. Rapidamente, quiseram juntar-se a nós e participar na descoberta de palavras começadas por outras letras do alfabeto. Entretanto, quando regressámos à sala, para a reunião da tarde perguntei à Matilde D. e à Victória se queriam partilhar com o resto do grupo, a descoberta que tinham feito com o Lourenço no jardim. As duas explicaram o que estivemos a fazer e, de seguida, perguntei a todos se queriam descobrir palavras com alguma letra. Disse de imediato a Sofia: “sim podemos descobrir palavras que comecem pela letra A/a”.  Perfeito, vamos lá!

Posteriormente, o João propôs a elaboração de lista uma de palavras começadas por "J / j", por ser a primeira letra do seu nome. Desafio aceite! Vamos lá descobrir palavras! O entusiasmo está a ser tão grande que já temos uma lista enorme de palavras! E o mais interessante é vê-los nesta busca, neste interesse e observar as expressões de pensamento e as tentativas de chegar ao som das palavras.

Sem dúvida que estamos todos envolvidos nesta descoberta mágica das letras, das palavras, dos sons e da escrita!

Fiquem atentos ao nosso Blogue, porque teremos novidades para breve!



Educadora Natacha