Catequese – A vida de São Francisco de Assis

 

Numa sessão de Catequese do 1.º e 2.º anos, lançámos aos meninos um desafio: descobrir porque razão o Papa Francisco tinha escolhido o nome de Francisco quando foi nomeado Papa.

Na semana seguinte, além de trazerem o que tinham descoberto, os meninos partilharam também que recorreram a diferentes fontes para pesquisar: alguns ligaram aos avós, outros perguntaram às professoras e alguns foram pesquisar à Internet.

Depois de ouvirmos as várias partilhas, chegámos então à conclusão que o nome foi escolhido em homenagem a São Francisco de Assis, um santo que ajudou os pobres e fez alguns milagres.

De seguida, contámos a história da vida de Francisco de Assis e decidimos construir um livro com o reconto da história da Sua vida. Começámos por fazer pares e dividir a história em sete partes. Cada par ficou responsável por ilustrar uma parte. No final, decidimos todos juntos o que deveria ficar escrito em cada parte para terminar o livro.

Decidimos também que iríamos deixar o livro original no Centro de Recursos, para que possa ser consultado por todos os alunos e iríamos fazer cópias para as salas do 1.º e 2.º anos.



 

            As catequistas,

Joana Gonzaga e Marta Lanhoso