Mês do coração - 2º Ano

 

No âmbito do mês do coração, desenvolvemos uma série de atividades na nossa sala. Começámos por ler o livro “O coração e a garrafa”, de Oliver Jeffers e percebemos que não devemos conter as emoções em nós, mas antes saber lidar com as mesmas da melhor forma possível e que a palavra ‘coração’ pode ter estas duas leituras – a do coração físico e a do sentir.


A par desta leitura e do trabalho que temos vindo a fazer na sala sobre as correntes estéticas do século XX – estamos a estudar o período do pós-impressionismo – descobrimos que os pintores/artistas usavam as cores para mostrar o seu estado de espírito e emoções que sentiam nessa fase de produção artística. Daí, fizemos o registo  das emoções e das cores que cada uma representava para nós.

Em grupo, pensámos no que poderíamos fazer a partir desta história lida e tivemos a ideia de construir um coração em 3D, inspirados pela visita da mãe de uma aluna do 1º ano - médica cardiologista – que nos explicou várias coisas sobre o coração e o seu funcionamento. Pusemos mãos à obra e aos poucos, fomos dando ‘vida’ à nossa escultura! Depois de finalizarmos a escultura do coração, legendámos as principais artérias e veias.





Conversámos ainda sobre os cuidados a ter com o nosso coração e percebemos que alguns deles são muito simples e que nos podem proteger. Assim, a pares, registámos, ilustrámos e pintámos cada um deles.

 

E … se o cardiologista é o médico que trata do coração, que nome terão os médicos que tratam de outras partes do nosso corpo? Esta foi uma pergunta a que tentámos responder e juntos, fizemos descobertas sobre estes nomes (alguns mais estranhos do que outros!). Descobrimos, por exemplo, que a parte final do nome do médico se mantinha (cardiologista) e que o início do nome tinha sempre a ver com a parte do corpo tratada pelo médico.

Vamos ainda assistir à comunicação do projeto “Como é que os corações batem?”, feito pelos meninos dos 5 anos B e criar uma exposição sobre o que aprendemos, em conjunto com a turma do 1º ano.


                                                                                        Cátia Santos – Professora do 2º ano