Mês do coração - 2º Ano
No âmbito do mês do coração, desenvolvemos uma série de atividades na nossa sala. Começámos por ler o livro “O coração e a garrafa”, de Oliver Jeffers e percebemos que não devemos conter as emoções em nós, mas antes saber lidar com as mesmas da melhor forma possível e que a palavra ‘coração’ pode ter estas duas leituras – a do coração físico e a do sentir.
Em grupo, pensámos no que poderíamos fazer a partir desta história lida e tivemos a ideia de construir um coração em 3D, inspirados pela visita da mãe de uma aluna do 1º ano - médica cardiologista – que nos explicou várias coisas sobre o coração e o seu funcionamento. Pusemos mãos à obra e aos poucos, fomos dando ‘vida’ à nossa escultura! Depois de finalizarmos a escultura do coração, legendámos as principais artérias e veias.
Conversámos ainda sobre os cuidados a ter com o
nosso coração e percebemos que alguns deles são muito simples e que nos podem
proteger. Assim, a pares, registámos, ilustrámos e pintámos cada um deles.
E … se o
cardiologista é o médico que trata do coração, que nome terão os médicos que
tratam de outras partes do nosso corpo? Esta foi uma pergunta a que
tentámos responder e juntos, fizemos descobertas sobre estes nomes (alguns mais
estranhos do que outros!). Descobrimos, por exemplo, que a parte final do nome
do médico se mantinha (cardiologista)
e que o início do nome tinha sempre a ver com a parte do corpo tratada pelo
médico.
Vamos ainda assistir à comunicação do projeto “Como é que os corações batem?”, feito pelos meninos dos 5 anos B e criar uma exposição sobre o que aprendemos, em conjunto com a turma do 1º ano.
Cátia
Santos – Professora do 2º ano