O nosso reflexo

 

Uma menina, da sala 1 ano B, descobriu no chão de casa, o reflexo de uma mala. A partir desta descoberta, percebemos que existem vários tipos de reflexo. Para além do reflexo que surge quando uma fonte de luz incide num material, existe por exemplo o reflexo da nossa imagem num espelho! Assim, as várias salas de creche passaram a manhã de sexta a realizar grandes explorações.

No berçário, os bebés olharam como muita atenção para o espelho e riram muito enquanto viam o seu reflexo. Através deste tipo de explorações, começam a adquirir a noção do “eu”.



Nas salas de 1 ano, exploraram o próprio reflexo utilizando o espelho e canetas. Para além do espelho, tiveram ainda contacto com papel celofane. Apontaram uma lanterna para o papel e o chão ficou amarelo! Mas a exploração não ficou por aí, colocaram o papel à frente dos olhos e riram enquanto observavam tudo à sua volta, numa cor diferente!



Por último, as salas de 2 anos, também procederam a uma exploração do próprio reflexo utilizando o espelho e giz! Nestes grupos já começam a surgir desenhos da figura humana, o que demonstra o conhecimento que já têm do próprio corpo.



Mais uma manhã enriquecedora na nossa creche!

 

 

A equipa da creche