Projeto “Tens uma esmeralda no brinco” – À Descoberta das Pedras Preciosas na Sala dos 5 anos A
Este
projeto sobre Pedras Preciosas, surgiu quando trouxe uns brincos verdes e a
Margarida disse que eram esmeraldas!
O
grupo que estava junto de nós, fez logo muitas questões. A curiosidade foi
muita e quando mostramos uma fotografia de uma esmeralda, apareceram muitas
pedras preciosas coloridas, que tanto os fascinou e os fez questionar.
Por
isso, avançámos para um projeto. Começaram por partilhar o que sabem sobre as
pedras preciosas e o que queriam descobrir: onde existem; porque são
preciosas; porque são coloridas; para que servem; porque brilham - são
alguns dos exemplos.
Dividiram-se
de acordo com o que cada um queria descobrir e partimos para a pesquisa. As
descobertas foram muitas e ficou o desejo de ir até ao Parque Ametista no
Brasil fazer uma visita guiada pela gruta de pedras preciosas que lá existe.
Depois,
começaram a preparar o cartaz das aprendizagens, onde quiseram pintar uma gruta
de pedras preciosas. Após colada a informação descoberta, os desenhos e as
imagens selecionadas pelo grupo, elaboraram o convite para a turma do 1º ano
assistir à sua comunicação do projeto no nosso jardim
com o distanciamento necessário entre as crianças.
Depois
de decidirem quais as informações que cada um ia apresentar e de se prepararem para
a comunicação, chegou o dia da divulgação. Falar para um público não é tarefa
fácil, por isso, num misto de ansiedade e felicidade, lá comunicaram as suas
descobertas à turma do 1° ano. Com eles, vieram 2 meninas do 2° ano, que
curiosamente, também se encontram a realizar um projeto sobre Pedras Preciosas.
Tiraram notas, aprenderam connosco e ainda partilharam descobertas que elas já
fizeram com a sua pesquisa. Deixaram-nos, carinhosamente, o convite para irmos
assistir ao seu projeto quando estiver terminado.
Chegados
à sala, com a sensação de missão bem-sucedida, foi tempo de afixar o projeto e
autoavaliá-lo. Conversámos sobre as diferentes fases do
projeto e registámos o que mais gostaram de fazer, de aprender, o que foi mais
difícil, o que pretendem melhorar e como se sentiram durante a comunicação do
mesmo. Refletir é sempre uma mais-valia.
Estão
uns crescidos!
Educadora
Inês
11
de junho de 2021