Projeto “Tens uma esmeralda no brinco” – À Descoberta das Pedras Preciosas na Sala dos 5 anos A

 

Este projeto sobre Pedras Preciosas, surgiu quando trouxe uns brincos verdes e a Margarida disse que eram esmeraldas!

O grupo que estava junto de nós, fez logo muitas questões. A curiosidade foi muita e quando mostramos uma fotografia de uma esmeralda, apareceram muitas pedras preciosas coloridas, que tanto os fascinou e os fez questionar.

Por isso, avançámos para um projeto. Começaram por partilhar o que sabem sobre as pedras preciosas e o que queriam descobrir: onde existem; porque são preciosas; porque são coloridas; para que servem; porque brilham - são alguns dos exemplos.

Dividiram-se de acordo com o que cada um queria descobrir e partimos para a pesquisa. As descobertas foram muitas e ficou o desejo de ir até ao Parque Ametista no Brasil fazer uma visita guiada pela gruta de pedras preciosas que lá existe.




Depois, começaram a preparar o cartaz das aprendizagens, onde quiseram pintar uma gruta de pedras preciosas. Após colada a informação descoberta, os desenhos e as imagens selecionadas pelo grupo, elaboraram o convite para a turma do 1º ano assistir à sua comunicação do projeto no nosso jardim com o distanciamento necessário entre as crianças.



Depois de decidirem quais as informações que cada um ia apresentar e de se prepararem para a comunicação, chegou o dia da divulgação. Falar para um público não é tarefa fácil, por isso, num misto de ansiedade e felicidade, lá comunicaram as suas descobertas à turma do 1° ano. Com eles, vieram 2 meninas do 2° ano, que curiosamente, também se encontram a realizar um projeto sobre Pedras Preciosas. Tiraram notas, aprenderam connosco e ainda partilharam descobertas que elas já fizeram com a sua pesquisa. Deixaram-nos, carinhosamente, o convite para irmos assistir ao seu projeto quando estiver terminado.

Chegados à sala, com a sensação de missão bem-sucedida, foi tempo de afixar o projeto e autoavaliá-lo. Conversámos sobre as diferentes fases do projeto e registámos o que mais gostaram de fazer, de aprender, o que foi mais difícil, o que pretendem melhorar e como se sentiram durante a comunicação do mesmo. Refletir é sempre uma mais-valia.

Estão uns crescidos!



Educadora Inês

11 de junho de 2021