3 ANOS B: O INÍCIO DA VIAGEM PELO MUNDO DO JI


Começou em setembro a nossa viagem pelo mundo do Jardim de Infância, na nossa nova sala dos 3 anos B! Desde então, temos tido oportunidade de explorar o novo espaço e a nossa sala e conhecer os adultos com quem vamos poder estabelecer relações ao longo do ano.  Os re(encontros) com os amigos foram o ponto alto do início desta nossa viagem! Que bom que tem sido poder voltar a brincar e partilhar momentos em conjunto, como as corridas no jardim e as construções na área dos jogos.



Os momentos em grupo e as reuniões da manhã voltaram a fazer parte da nossa rotina e foi numa destas ocasiões que a Cecília, enquanto observava o grupo, decidiu perguntar “quantos meninos estão na nossa sala?”

Decidimos então utilizar os cubos matemáticos!  Fizemos a contagem em grupo e com a ajuda da Cecília percebemos que faltavam chegar oito crianças. 



Depois da descoberta aproveitámos para introduzir na nossa sala o mapa das presenças, para que todos possam saber quantas crianças estão na sala. Conversámos sobre o código que seria utilizado na marcação das presenças e, a partir de agora, temos uma nova responsabilidade.




Com as vivências diárias em grupo surgiu também o interesse de percebermos o que ia acontecer em cada dia da semana, por isso, sugeri que utilizássemos outro instrumento de regulação, o plano do dia, no qual, durante a reunião da manhã registamos o que combinamos fazer, ajudando a promover a livre escolha, o compromisso e a capacidade de antever o que vai acontecer ao longo do dia.




Ao longo do mês tivemos oportunidade de nos apropriar do espaço, brincar e explorar os materiais que cada uma das áreas que a nossa sala tem para oferecer. Da nossa imaginação e criatividade surgiram as primeiras obras de arte que estão agora a dar mais cor às paredes da sala.



Este será seguramente um ano recheado de aventuras, conquistas, descobertas e muitas brincadeiras!

Educ. Cristiana