À descoberta da escrita
Foi
com grande alegria e entusiasmo que a turma do 1.º ano começou a explorar e a ganhar
motivação para a escrita. É visível o entusiamo de cada um por escrever no seu
caderno de escrita livre letras que conhece, palavras que já sabe escrever,
palavras que tem descoberto e palavras que vê na sala. Sempre que terminam uma
tarefa, os alunos pedem para escrever no seu caderno de escrita livre e, já se
tornou rotina, escreverem um bocadinho todas as manhãs quando acabam de
escrever o nome e a data no caderno diário. No início do ano, escreviam
essencialmente palavras que já conheciam, como o seu nome ou o nome dos
colegas, ou apenas letras soltas. Aos poucos, foram copiando palavras que estão
nas paredes da sala, como os nomes dos mapas ou dos diferentes objetos que
estão identificados. Agora, nesta fase, já se arriscam a escrever palavras
novas, palavras dos textos que trabalhámos e das listas de palavras que
surgiram. Aos poucos, começam a surgir pequenos textos e é notório o orgulho
que cada um sente quando partilha o que escreveu! Agora, o meu papel é
incentivá-los a escrever cada vez mais, a arriscar a escrever palavras novas e
a partilharem os seus textos com a turma, valorizando cada pequena conquista
nesta processo de iniciação à escrita.
Professora do 1.º ano
Joana Gonzaga