À descoberta da escrita


    Foi com grande alegria e entusiasmo que a turma do 1.º ano começou a explorar e a ganhar motivação para a escrita. É visível o entusiamo de cada um por escrever no seu caderno de escrita livre letras que conhece, palavras que já sabe escrever, palavras que tem descoberto e palavras que vê na sala. Sempre que terminam uma tarefa, os alunos pedem para escrever no seu caderno de escrita livre e, já se tornou rotina, escreverem um bocadinho todas as manhãs quando acabam de escrever o nome e a data no caderno diário. No início do ano, escreviam essencialmente palavras que já conheciam, como o seu nome ou o nome dos colegas, ou apenas letras soltas. Aos poucos, foram copiando palavras que estão nas paredes da sala, como os nomes dos mapas ou dos diferentes objetos que estão identificados.     Agora, nesta fase, já se arriscam a escrever palavras novas, palavras dos textos que trabalhámos e das listas de palavras que surgiram. Aos poucos, começam a surgir pequenos textos e é notório o orgulho que cada um sente quando partilha o que escreveu! Agora, o meu papel é incentivá-los a escrever cada vez mais, a arriscar a escrever palavras novas e a partilharem os seus textos com a turma, valorizando cada pequena conquista nesta processo de iniciação à escrita.

Professora do 1.º ano

Joana Gonzaga