À descoberta do meu reflexo...


Iniciámos na sexta-feira os nossos ateliês desafiantes da creche, em que à vez, uma das salas desafia as restantes a realizarem o ateliê.

As crianças da Sala 1 Ano B estão pela primeira vez no colégio e nas suas descobertas pelos espaços repararam no espelho da sala, o que gerou momentos de grande diversão. O Guilherme partilhou também algumas fotografias da sua ida ao cabeleireiro, em que ao espelho foi penteado e cortou o cabelo. Recriámos esse momento em sala e as crianças exploraram os pentes, as escovas e pentearam-se.

Lembrámo-nos assim de desafiar as restantes salas a explorarem e a brincarem com os espelhos e com os seus reflexos e, para isso, fomos entregar a cada uma delas, um espelho.

No berçário, os bebés observaram-se ao espelho e utilizaram alguns disfarces, criando momentos divertidos e repletos de sorrisos.

As restantes salas exploraram o espelho da sala com alguns adereços. Nas salas de 1 Ano, algumas crianças estranharam um pouco os disfarces e o seu reflexo com os mesmos, outras observaram-se muito atentas e esboçaram sorrisos. Nas salas dos 2 anos, as reações foram de muita satisfação ao verem-se mascaradas, sorriram, davam beijinhos nos espelhos e trouxeram outros objetos observando o reflexo dos mesmos no espelho.

Esta manhã percebemos como um espelho pode proporcionar momentos tão divertidos e como pode estimular o conhecimento do nosso reflexo e da construção da nossa identidade.