Abrimos aos outros o Livro da nossa vida

A rotina de Apresentação de Produções é um momento de partilha que marca o início das nossas manhãs e do qual surgem inúmeras propostas para o trabalho que decorre ao longo da semana. Mais do que um momento de comunicação dos textos com vão construindo, ou apresentações de temas variados, de notícias que os fascinam, tornou-se, desde cedo, num espaço onde os alunos partilham a sua vida. As suas conquistas, vivências mais marcantes com as famílias, angústias que os inquietam. É nesta verdadeira vivência em grupo, onde se vai construindo um sentido de pertença, que demos início à comunicação dos “Livros da Vida”. Este desafio que lançamos às famílias na transição do primeiro para o segundo ano de escolaridade já é marco do nosso Colégio, porque só nas vivências concretas faz sentido trabalhar as aprendizagens essenciais destinados à descoberta do conhecimento de si próprio e à identificação de acontecimentos da história pessoal e familiar.



Estes momentos de partilha têm sido especialmente ricos, pois é com imenso orgulho e entusiasmo que os alunos têm contado episódios tão importantes da sua vida, como o dia em que andaram pela primeira vez, as primeiras gracinhas que fizeram, as pessoas que lhes são mais queridas fora da vida da Escola...

Os livros já feitos foram colocados num lugar especial da nossa Biblioteca de Turma e são sempre uns dos mais requisitados na rotina dos “Dez minutos de leitura diários” ou no Tempo de Estudo Autónomo.

 


É com esta rotina diária que a comunicação se torna numa ferramenta desenvolvida numa base de socialização, onde no grupo se partilham vivências e se constroem significados.

 


                                                                       Professora Maria Inês Pereira – 2º ano