“ESTAMOS NA ESCOLA DOS CRESCIDOS!” – SALA 3 ANOS A


Por aqui, demos início a uma nova etapa e com o pé direito entrámos no Jardim de Infância! Temos vindo a descobrir o novo espaço, a familiarizar-nos com as nossas novas rotinas e a conhecermos os novos adultos e amigos, recebendo-os de forma muito carinhosa. A partilha de miminhos tem sido uma constante. Estamos a criar relações e, como tal, temos aproveitado para brincar, fazer jogos e explorar o espaço.

 


 

De forma gradual, vamos começando a apropriar-nos das regras e os instrumentos de regulação começam a surgir e a decorar as paredes da nossa sala. Já introduzimos o Mapa das Presenças e cada um tem feito o seu caminho na forma como preenche e entende o Mapa: na forma de fazer o círculo, no modo de pegar na caneta e também na forma de fazer a leitura do mesmo. As crianças que já estão mais familiarizados têm ajudado os pares (amigos) que não conheciam este instrumento ou que já não estavam recordados.

 



 

Já os aniversários têm sido uma constante na nossa sala e foi através deles que o grupo ficou a conhecer o Plano do Dia, quando conversávamos sobre como íamos organizar o dia para fazermos uma lembrança para os aniversariantes. A nossa reunião da manhã está agora mais completa e as sugestões do grupo sobre o que pretendem fazer durante o dia já começaram a emergir. No balanço da tarde, temos oportunidade de relembrar e avaliar o que fizemos ao longo do dia, uma tarefa que ainda é difícil. Para além deste instrumento, os aniversários levaram-nos ainda a conhecer o Calendário, dada a curiosidade de vários elementos do grupo para saberem quando era o seu dia de anos. Cada um colou a sua fotografia no seu dia de aniversário e agora já conseguem saber quem são os próximos a fazer anos. Assim, vamos construindo a noção temporal. Tal como, diariamente, ao verem o mapa das presenças a ficar preenchido começam a perceber que no final do mesmo, chega o fim de semana.




Para além da organização do ambiente educativo, uma partilha da Guadalupe, que esteve a plantar flores no fim de semana, levou-nos a meter as mãos na terra. Começámos por ver a história "Ainda Nada?" e ficámos a conhecer o Sr. Luís que plantou uma semente, mas que não soube esperar que ela crescesse, uma competência tão importante. Ao longo da história, fomos ajudando o Sr. Luís a escavar um buraco na terra, a colocar a semente, a tapar e a pisar muito bem a terra e, no final, a regar a sementinha. Da teoria à prática, fomos até ao jardim buscar terra.

 


Depois, dividimo-nos em 2 grupos e, seguindo os passos do Sr. Luís, fomos semear salsa e coentros, que tínhamos na sala. Descobrimos que as sementes destas duas plantas têm formas diferentes. Por agora é esperar e regar!

 



 

Que seja um ano letivo repleto de descobertas!

 

Educadora Inês