Fomos ao Mercado de Alvalade!

Na passada segunda-feira, as turmas dos 5 anos A e B e também do 1.º Ciclo foram ao Mercado de Alvalade!

À hora marcada, os raios de sol já se faziam sentir, por isso, de sorriso no rosto e bem alinhados, os alunos, fizeram uma agradável caminhada até ao local.

À chegada, para descansarem um pouco e restabelecerem as energias antes de irem às compras, comeram o seu lanche da manhã.

Já de barriguinha aconchegada, passaram à exploração do recinto, observando as cores e sentindo os aromas, deslindando o que a Natureza tem para oferecer nesta estação!

 




Como forma de explorar algumas aprendizagens também, as turmas observaram e analisaram os produtos à venda, averiguaram preços, fizeram cálculos e adquiriram alguns produtos para saborear mais tarde.

Para complementar o que não havia no mercado, demos um “saltinho” ao Lidl.

Os meninos dos 5 anos A foram à procura de ovos para fazerem scones para o lanche e os meninos dos 5 anos B foram comprar cebolas para descobrirem se “as crianças também choram a cortá-las”.

Ao longo da semana, as turmas organizaram-se e, em cooperação, os alunos do 1º Ciclo fizeram algumas dinâmicas em conjunto, partilhando assim, saberes e sabores. Problemas da semana, escrita, ilustração de receitas em Português e Inglês, sessões de culinária com direito a degustação, enriqueceram as aprendizagens de todos.

Esta foi, certamente, uma semana plena de experiências!

 




 

 

                                                                                     A equipa do JI e do 1.º Ciclo