O ponto – explorando os elementos da arte
A partir da leitura do livro “O ponto”, de Peter Reynolds, a turma do 3.º ano deu continuidade ao trabalho que iniciou no ano passado nas aulas de Educação Artística conhecendo, desta vez, um dos vários elementos das artes – o ponto.
Este
foi o “ponto” de partida para uma primeira sessão em que apenas poderiam usar
canetas, lápis e também a ponta do dedo para produzir pontos.
Na semana seguinte os alunos foram incentivados a criar ponto(s) com diferentes materiais, como superfícies de copos, cotonetes, rolhas de cortiça, tampas de canetas e pinos de plástico. Foi muito interessante ver como cada um percecionou as suas produções artísticas e criou uma obra de arte pessoal e cheia de significado.
Desta
forma conseguimos introduzir este conceito – ponto – partindo
da experimentação, manipulação e criação de uma obra que, no final, foi
assinada com o nome do autor. A apropriação da terminologia da gramática visual
reveste-se de extrema importância para que conheçamos melhor cada um dos
elementos da arte e os possamos usar de forma adequada nas nossas obras
artísticas.
Professora
Cátia Santos – 3º ano