Sala 5 Anos B: Descobrimos letras nos sapatos!

Na sala dos 5 Anos B, durante o acolhimento da manhã, no jardim, o Francisco e o Tomás V. descobriram que tinham algo em comum nos seus ténis, mostrando-os aos amigos que iam chegando. De seguida, o Manuel comentou também que o Henrique e o Frederico tinham os ténis mesmo iguais, começando a vê-los a reparar no calçado uns dos outros.

Já na sala, na reunião da manhã, sugeri que partilhassem o que tinham descoberto com o grupo e a vontade de olhar para o calçado uns dos outros aumentou, combinando um momento para estas observações. Posteriormente, ao observarem o seu calçado e o dos outros, descobrimos que temos letras no nosso calçado e que as mesmas podem aparecer em sítios diferentes, descobrindo assim as marcas. Posto isto, percebemos então que os ténis do Francisco e do Tomás V. tem a mesma marca escrita, assim como os do Frederico, Henrique, João e Manuel! 

Estas descobertas "saíram" depois pela sala, começando a reparar no calçado de outros meninos, bem como a lembrarem-se de outros sapatos que tem em casa que tem as mesmas letras de algum amigo: 

“O irmão do Vicente tem uns ténis com as letras iguais às dos amigos.” (Tomás A.)

 

“O meu professor de judo tem as mesmas letras que eu nos ténis dele.” (Frederico)

 

“Em casa tenho uns ténis com as mesmas letras dos ténis da Vitória.” (Mariana)

 



 

Desta forma, descobrimos o “mundo da escrita nos sapatos”.


Educadora Marta Lanhoso