Viagem ao mundo dos Dinossauros!

 Após a partilha de uma visita ao Dino Parque e de observações frequentes de brincadeiras e conversas sobre dinossauros, estes animais entraram pela sala dos 2 anos C!

Numa sala escurecida, com a projeção de um dinossauro a caminhar, lanternas como pontos de luz, um papel de cenário no chão, materiais de escrita, brinquedos de dinossauro e o som característico dos animais. Criou-se um ambiente virtual provocatório para uma exploração e investigação sobre a luz e a sombra.



Ao entrar na sala, ouviam-se comentários “sauro, sauro!”, expressões faciais de surpresa e de medo. Mas, após o primeiro momento de constatação que era seguro estar junto a um dinossauro, deu-se início às primeiras investigações. De lanterna na mão apontavam em diversas direções, aproximando e afastando dos objetos, apontando para o teto ou para o papel de cenário. “Luz, lanterna”, a luz e a sombra foram um interesse do grupo durante toda a sessão. Com o papel de cenário no chão, os lápis de cera à disposição e os pequenos focos de luz, houve quem preferisse fazer desenhos mais delicados, pequenos círculos e riscos e outros grandes manchas de cor. Mas, o que suscitou maior interesse foram as sombras escuras junto à projeção do grande dinossauro que caminhava pela sala “O B. está ao pé do dinossauro!”. As projeções e o som envolveram as crianças, que terminaram a sessão a imitar os animais, movendo-se como os dinossauros e repetindo rugidos assustadores!


A atividade foi tão significativa para o grupo, que nos dias seguintes perguntavam “onde está o dinossauro?” e dedicavam-se a observar a partilha, exposta na parede, dizendo “dinossauro, roarr”. Fora da sala, duas famílias aproveitaram o interesse e foram também passear no fim-de-semana ao Dino Parque!



 

Educadora Joana Toscano Machado