A farinha invadiu as salas da creche!

    Na semana passada a Madalena da sala 1 Ano A contou aos seus amigos que comeu pizza e assim combinaram fazer pão! Começaram por ouvir a história “A Galinha Ruiva”, e de seguida, arregaçaram as mangas, juntaram os ingredientes, amaçaram e colocaram o pão no forno.  Por fim, deliciaram-se com o sabor do pão quente acabado de sair do forno e contagiaram as outras salas da creche com o “cheirinho” a pão que ficou no colégio: “O que fizeram? Cheira tão bem…”, “Podemos provar?”. E assim, no ateliê de sexta-feira foi a vez da sala 1 Ano A desafiar as outras salas, entregando farinha à porta de cada sala. O que será que as outras salas fizeram com a farinha? As salas de dois anos não resistiram e pediram a receita do pão! Estiveram envolvidos em todo o processo, juntando aos dois iogurtes naturais, três copos de farinha e uma pitada de sal. Hum…por fim, foi só degustar o pão quente com manteiga!



As salas de um ano e o berçário fizeram plasticina caseira! Como? Juntaram à farinha, corante alimentar vermelho, água e azeite. Alguns exploraram a massa colocando-a na boca, outros amassaram e criaram “bolas” e outros necessitaram do apoio do adulto para se sentirem confiantes na exploração desta nova textura. Por fim, o difícil foi largar a “plasticina” porque não queriam terminar a brincadeira!



Uma manhã muito divertida onde tocar, amassar e explorar permitiu a cada criança descobrir o seu corpo e desenvolver a sua motricidade fina! Aqui ficam a sugestões para um momento em família!

A equipa da creche