“A folhas estão a cair das árvores!”


Na sala 2 Anos B têm surgido algumas questões sobre o estado do tempo e alguns fenómenos naturais. Enquanto brincávamos no jardim, começaram a cair folhas das árvores, o que nos fez lembrar que no outono, as folhas começam a secar e acabam por cair. Mas, parecia que algo as tinha ajudado a soltar-se dos ramos, o que seria? Algumas crianças afirmaram que tinha sido o Matias e o Artur a fazer com que as folhas caíssem.

No dia seguinte, aprofundámos esta questão. Fomos todos espreitar pelas portas de vidro que dão para o jardim e ao fim de algum tempo, observámos as folhas a cair. Novamente, houve quem dissesse que eram algumas crianças do grupo que provocavam a queda das folhas. Como era isso possível se estávamos todos dentro da sala? Resolvemos ir lá fora tentar perceber o que se passava. Reparámos que o poste de eletricidade, que gira com o vento, estava a rodar, o que significava que estava vento naquele momento. Será que tinha sido o vento a empurrar as folhas?



Apanhámos algumas folhas e levámos para a sala. Colocámo-las em cima de uma mesa e começámos por ligar uma ventoinha. As folhas começaram a voar!! De seguida, repetimos o processo, mas com um secador de cabelo. “Já sabem quem empurra as folhas das árvores?”, perguntou a Joana. “O Vento!!” respondeu o Bruno.



Mais uma grande descoberta!

Para terminar esta exploração, fizemos uma pintura utilizando “vento”. Colocámos tinta em folhas de papel e, com o secador de cabelo, a tinta foi-se espalhando em várias direções.



A partir as de uma curiosidade, vivenciámos momentos tão ricos!

Educadora Joana Borralho