Tubarões – Quem vê dentes não vê corações

No passado dia 28 de outubro, os alunos do segundo ano partiram do Colégio cedo e cheios de motivação. O Oceanário de Lisboa, já conhecido e apreciado por todos, desta vez esperava-os para um estudo mais aprofundado sobre os tubarões, um dos temas que está a ser desenvolvido no Trabalho de Projetos por um grupo da turma.

No início da oficina foi apresentado um vídeo com imagens de tubarões, acompanhado de uma melodia calma, em jeito de canção de embalar. Logo em seguida surgiu o mesmo vídeo, mas desta vez com uma música intensa, reportando-os à imagem que fomos criando pelos filmes e pela televisão do “tubarão perigoso”. Esta foi uma ideia desmistificada logo à partida de que os tubarões são animais ameaçadores, sobretudo para os humanos, que, em caso de serem mordidos, são logo rejeitados pelo seu sabor pouco apreciado por estes peixes.

Todos ficaram muito espantados com o principal motivo que leva tantos tubarões a atacarem maioritariamente surfistas: é que vista de baixo, a forma dos surfistas assemelha-se a uma deliciosa foca, o seu melhor manjar!


Muitas foram as descobertas que fizeram nesta oficina, guiados por alguns objetos que foram distribuídos pelo grupo e que iam associando às diferentes caraterísticas do animal: uma chupeta para a reprodução, uma lixa para a pele, um nariz de palhaço para o olfato, um motor de um carro para a locomoção...


Esta exploração foi muito importante para compreenderem as caraterísticas deste animal e para esclarecerem algumas dúvidas mais concretas, nomeadamente para o grupo do Projeto.

Já no maior aquário do Oceanário – designado o Oceano Global -  puderam observar algumas espécies de tubarões que ali habitam e envolver-se na serenidade que aquele lugar traz a quem o visita.

Esta foi uma visita rica em novas aprendizagens e em que, “mergulhados” num contexto não formal, consolidaram os seus saberes acerca do mundo que os rodeia.

 

Professora Maria Inês Pereira – 2º ano