Uma viagem pela Arte…

     Nas sessões de Educação Artística, a turma do 1.º ano começou a fazer uma viagem pela Arte! Para começar viajámos muitos milhares de anos para trás até à época da Arte Rupestre.

Para explorar este tipo de arte fizemos várias atividades que permitiram que os alunos se apropriassem da mesma e compreendessem as suas principais características.

Começámos por fazer leitura de imagens para perceber o que estava representado nas pinturas e os alunos concluíram que este tipo de arte representa, essencialmente, cenas de caça, animais e pessoas. Vimos também algumas imagens de tribos que ainda têm um estilo de vida semelhante a este, em que vivem, maioritariamente, da caça e comunicam por gestos e sons. No final desta sessão, os alunos juntaram-se dois a dois para fazer pinturas na cara uns dos outros, como vimos em algumas imagens das tribos. Acabámos a sessão todos pintados, a dançar ao som de tambores e a falar por gestos. Foi uma manhã muito animada!








Nas sessões seguintes já fizemos as nossas próprias pinturas! Utilizámos vários ingredientes para obter os pigmentos, como: café, açafrão, beterraba, couve roxa, farinha de alfarroba, espinafres, botões de rosa, canela, pimentão doce, hibisco e anis. No final, pintámos na parede da sala e dentro de uma ‘gruta’!

 

Professora do 1.º ano

Joana Gonzaga