Visita de estudo à Fundação Salinas do Samouco

Olá a todos!

No passado dia 5 de novembro, a turma do quarto ano fez uma visita de estudo às Salinas do Samouco – Fundação para Proteção e Gestão Ambiental, sita em Alcochete – “antigamente considerado o maior e mais importante núcleo de produção de sal em Portugal. Atualmente é a única Marinha em produção em todo o Tejo.”

 


Foi um dia repleto de experiências! 
A turma aprendeu mais do que estava à espera…
Na primeira parte da visita, os pequenos grandes investigadores, tiveram a oportunidade de participar em jogos e dinâmicas direcionadas para o reconhecimento das espécies de avifauna que existem no Estuário do Tejo e que por ali se alimentam e banham.

 



Numa segunda fase, de binóculos em punho, lá foram palmilhando o percurso à procura das diferentes espécies de aves, servindo-se de um guião para as identificar, à medida que as iam encontrando, ora no ar, ora na água… A garça-real, a garça-branca-pequena, o colhereiro, a águia-sapeira, entre outras…

Para além de um excelente “restaurante”, as salinas servem também de local de nidificação para algumas das espécies (o pernilongo, a andorinha-do-mar-anã, o borrelho-de-coleira-interrompida).


Pelo caminho, houve também tempo e espaço para mais alguns desafios, nomeadamente, sobre a gestão e monitorização daquele habitat, que é necessário ter em atenção, para preservar a respetiva biodiversidade. Pé ante pé, e mantendo um volume de voz baixo para não assustar as diferentes espécies (aves e mamíferos) que por ali habitam, a turma foi ouvindo as explicações dos guias e demonstrando também os seus conhecimentos sobre os desequilíbrios ambientais e da ação humana.

 



Finalmente chegados ao local das salinas, a curiosidade elevou-se…

- “Vamos provar legumes marinhos?”

– Sim! - Foi possível identificar e provar folhas de plantas halófitas, como o espinafre-do-mar (ricas em fibra, sais minerais e proteínas), que se desenvolvem e crescem de acordo com os seus ritmos e ciclos de vida naturais, adaptando-se às diferentes condições atmosféricas.

 De onde vem o sal, como se extrai, quais os diferentes tipos de sal, a sua importância para o organismo e os cuidados a ter com a saúde, como se refina e chega às nossas casas, a sua utilização desde a antiguidade como remuneração dos soldados romanos (o soldo), a sua utilização para preservar os alimentos, o que é uma comporta, como se enchem os tanques das salinas… foram algumas das curiosidades que se abordaram nesta fase da visita de estudo.


Já quase a terminar.., - “Vamos comer sal?” – perguntavam admirados!


Não só provaram pequenos cristais de sal, como de flor de sal, e ainda observaram minerais cristalinos maiores.
No final da visita, foram presenteados com um saquinho de sal, extraído nas salinas, para levarem para as suas casas!

 

Professora Sílvia Neves - Turma do 4º ano, 1º Ciclo