Vou mais além: D. Catarina de Bragança

 

Há umas semanas atrás, uma menina do 2.º ano veio à nossa sala apresentar um livro sobre pessoas importantes e que de certa forma mudaram o mundo. Além da apresentação, deixou-nos também o desafio de pesquisar sobre portugueses que tenham ido mais além durante a sua vida.

Decidimos, em conjunto com as outras turmas, construir um livro com os textos que surgissem desta proposta: “Portugueses irreverentes, feitos fantásticos!”.  


Num momento de Conselho de Turma fizemos o levantamento dos portugueses que iríamos escolher e os eleitos foram: Cristiano Ronaldo, D. Catarina de Bragança e Joana Vasconcelos. Mais tarde, lemos uma história sobre Catarina de Bragança do livro Portuguesas extraordinárias de Maria do Rosário Pedreira e fizemos um levantamento sobre a mesma e como foi mais além durante a sua vida. Concluímos que D. Catarina de Bragança foi mais além porque levou o chá das cinco para Inglaterra, um hábito que perdura até aos dias de hoje e, além disso, ensinou os ingleses a utilizar talheres.

No Conselho de Turma dessa semana surgiram logo duas propostas no Diário para continuarmos a explorar este tema:

- Fazer scones e chá;

- Fazer um teatro sobre a D. Catarina de Bragança.

O chá já ficou marcado para o final do 1.º período na última aula de inglês e o teatro combinámos que começaríamos a preparar em janeiro.

Fiquem atento às próximas novidades!


 

Professora do 1.º ano

Joana Gonzaga