À descoberta de personalidades fantásticas!

 

Este trimestre fomos ”mais além” em várias vertentes, dando especial atenção à descoberta de personalidades portuguesas que marcaram, pelos seus feitos, a vida da sociedade portuguesa.


Inspirados pela leitura de um livro partilhado por uma aluna da turma do segundo ano já divulgado no blogue - Histórias incríveis que mudaram o mundo, de Katherine Halligan) - decidimos, entre as várias turmas, pesquisar sobre a vida de figuras portuguesas marcantes que servirão de base para construir um livro coletivo intitulado Portugueses irreverentes, feitos fantásticos!

 




A nossa turma optou por descobrir mais sobre a médica Carolina Beatriz Ângelo, sobre o escritor Luís Vaz de Camões e também sobre o Almirante Gago Coutinho, por ser o nome da Avenida do nosso Colégio. Partimos da leitura de informação que recolhemos sobre cada personalidade e, em pequenos grupos, selecionámos o que considerámos mais importante para construir um texto que respondesse às seguintes questões: “Quem foi?”, “O que fez” e “Como foi mais além?”.

 

 


 

Fizemos descobertas muitos interessantes, tanto sobre a vida pessoal de cada um, como o que fez para se destacar e ir mais além tendo mudado, de certa forma, o rumo da História de Portugal.

Com toda a certeza que ficámos, culturalmente, mais ricos!

 

Professora do 3º ano – Cátia Santos