Fomos “mais além” na descoberta de vidas marcantes

 

A cada momento matinal de Apresentação de Produções surgem novidades que são muitas vezes o ponto de partida para o trabalho que vamos desenvolvendo em sala. Esta rotina de comunicação por excelência faz-nos ir “mais além” na forma como partilhamos os nossos saberes, os textos que escrevemos, os livros de que mais gostamos, a forma como expomos as nossas opiniões e ideias.

 


Foi num destes momentos que a Julieta nos trouxe um livro muito curioso  chamado Mulheres - 50 Histórias incríveis que mudaram o mundo, de 
Katherine Halligan. Esta obra despertou a atenção em alguns de nós para o facto de termos outros livros em nossas casas com a mesma temática: explorar vivências e atitudes de pessoas que foram marcantes no mundo.

Envolvidos nesta descoberta, surgiu a ideia durante a reunião de Conselho de Turma de fazermos uma proposta a todas as turmas de 1.º e 2.º ciclos de construirmos um livro em ponto grande sobre personalidades do nosso país. Em conjunto redigimos o convite e tivemos uma adesão total a esta ideia!

Esta exploração foi-nos muito útil para podermos trabalhar um tipo de texto diferente do que habitualmente produzimos – a biografia – bem como treinar algumas técnicas que nos são úteis nos momentos de estudo: tirar apontamentos, fazer sublinhados, encontrar palavras-chave...

As personalidades que escolhemos na nossa turma foram o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques e a autora Sophia de Mello Breyner Andresen, por termos concluído a leitura coletiva da sua obra A Fada Oriana.

No final do processo da escrita dos textos, feitos em coletivo, pusemos mãos à obra e começamos a construir as páginas do livro.

Agradecemos muito à nossa amiga Julieta que com a sua partilha promoveu uma dinâmica tão rica e que nos uniu no trabalho.

 

Professora Maria Inês Pereira

Turma do 2.º Ano