O nosso primeiro projeto!


Durante um momento de digitinta, a Francisca reparou que tinha as mãos verdes, mas como é possível se não havia essa cor na mesa? Os meninos e as meninas da sala contaram que estavam a pintar com amarelo, azul, branco e preto. Por isso, não sabiam como é que a Francisca tinha feito verde! Surgiu, assim, a pergunta “Porque é que as mãos da Francisca estão verdes?”.



Iniciou-se desta forma, o primeiro projeto da sala 2 anos C, com a colaboração da sala 2 anos B: O projeto das cores! As investigações começaram com os próprios brinquedos da sala. De que cor são os carros que existem na sala? E as frutas? Todos juntos, agruparam os objetos por cores. E, assim, descobriram que na nossa sala existem imensos brinquedos de diferentes cores.

As investigações continuaram com a mesa de luz, através de materiais translúcidos e opacos. O papel celofane colorido possibilita a sobreposição das cores, de modo a criar novas tonalidades. Com o material de escrita, no papel vegetal, registaram as cores que foram descobrindo. Uma exploração que se prolongou no tempo, tanto foi o interesse do grupo.



Mas a pergunta permanecia, “Porque é que as mãos da Francisca estão verdes?”.

As histórias são um dos grandes interesses do grupo e ao ouvirem “O pequeno azul e o pequeno amarelo”, de Leo Lionni, conseguiram responder à pergunta. Este livro conta que o pequeno azul e o pequeno amarelo deram um abraço tão forte, que ficaram verdes!! Assim descobriram a resposta à questão!



Para termos a certeza desta descoberta, a Sara colocou amarelo numa mão e azul na outra, misturou as duas... e as mãos ficaram verdes! Misturaram também plasticina amarela e azul, adivinhem?... Também ficou verde. O grupo aproveitou ainda a plasticina para brincar e criar novas formas com significado.



Com a solução à questão desvendada foi o momento de registar as várias etapas do projeto, através de fotografias, que relembravam o que tinha acontecido. No final, o grupo de meninos e meninas decidiu apresentar o projeto à sala dos 2 anos A e emprestar a caixa de luz, que tinha sido tão significativa para as investigações do grupo.

Mas não foi só, o projeto foi também apresentado na exposição “Vou mais além- experiências sensoriais” para divulgar as novas descobertas com todas as famílias!



 O primeiro projeto da nossa sala foi um sucesso!


A sala 2 anos A